Afinal, como delegar funções e cobrar resultados? Aprenda!

equipe de trabalho para ilustrar texto sobre delegar funções e cobrar resultados

Delegar funções e cobrar resultados exige uma boa noção de gestão de pessoas. Esses aspectos fazem parte do cotidiano de um líder, e a insegurança em distribuir as tarefas à equipe pode prejudicar o projeto e trazer um resultado diferente do esperado. Logo, é um assunto que exige estratégia e ponderação.

Para delegar as funções da maneira mais adequada, o gestor deve conhecer muito bem a equipe. Por isso, é importante estar atento aos trabalhos e às entregas de cada pessoa, para que assim se tenha conhecimento acerca de seus pontos fortes e de tudo aquilo que ainda precisa ser melhorado.

Ao atribuir uma determinada tarefa, o gestor dá ao colaborador a possibilidade de resolver uma demanda da melhor forma possível e desperta a oportunidade de decisão, desenvolvimento e crescimento no ambiente empresarial.

A importância de delegar funções e cobrar resultados

Com isso em mente, não é exagero presumir que a responsabilidade de delegar funções é muito grande, e justamente por isso deve acompanhar uma extrema cautela. Atribuir as tarefas a um determinado colaborador pode definir a qualidade daquele serviço e os resultados atingidos pela empresa em questão.

Isso porque, se um profissional tem repertório e habilidade para aquela determinada função, o resultado pode ser totalmente diferente, em comparação com alguém que não tenha o conhecimento necessário. Cabe ao líder, então, ter um olhar apurado sobre como age cada um dos componentes de seu time, para poder reorganizar os cargos dentro da empresa se necessário. 

A atribuição certa das funções também reflete no próprio clima organizacional: se o profissional atua em uma tarefa que é de seu agrado e segue sua formação, suas habilidades e seus ideais, é muito maior a chance de engajamento e de um desempenho mais motivado. Com uma equipe motivada e satisfeita, o ambiente fica mais harmonioso.

Mas um líder não deve se limitar apenas à distribuição das tarefas. É necessário também o acompanhamento dos resultados, principalmente no que diz respeito a comparações com outros meses, com a concorrência, etc. 

Como delegar funções e cobrar resultados

Mas então, como delegar funções e cobrar resultados? Separamos algumas dicas necessárias para fazer isso da forma mais adequada, sem prejudicar o relacionamento com a equipe.

1 – Comece a cultura do feedback

Se, no momento, a empresa não tem o costume de apresentar feedbacks aos colaboradores, tenha a iniciativa de fazer isso com a sua equipe. Comece aos poucos, com feedbacks mais pontuais, ou se achar melhor, defina algumas reuniões periódicas (pode ser por mês, pode ser por semana, conforme as necessidades da equipe) justamente com essa intenção.

2 – Saiba ouvir

Além de apresentar feedback aos colaboradores, também é importante saber ouvir. Isso quer dizer conversar com a sua equipe e prestar atenção nas opiniões acerca das funções. É a partir do diálogo que se descobre as afinidades de um colaborador com determinadas tarefas, por exemplo.

3 – Estabeleça metas e prazos

Além de definir funções, um bom gestor deve ter em mente os prazos que acompanham as entregas. Nesse sentido, vale ressaltar a importância de ser realista e entender o tempo realmente necessário para que uma determinada tarefa seja realizada. Uma boa ideia é conversar com a equipe em dailys ou semanais sobre o andamento daquela tarefa. 

4 – Confie na equipe

Para que a equipe confie em um gestor, é imprescindível que ele confie na equipe de volta. Na prática, isso significa assumir que, quando uma tarefa é confiada a alguém, essa deve ter autoridade para cumprir com o que foi solicitado. Acompanhar é importante, mas deixar que o colaborador conduza à sua maneira pode ajudar em seu crescimento.

5 – Reconheça os feitos do time

Para que a equipe se mantenha motivada, o líder deve reconhecer os grandes feitos. Os feedbacks não devem servir apenas para mostrar os pontos que devem ser melhorados para o crescimento da equipe ou da empresa em si, mas também devem ajudar o colaborador a compreender a importância de seu trabalho e a relevância de suas tarefas para a organização como um todo.

6 – Utilize ferramentas de gestão de tarefas

Usar ferramentas que otimizam a gestão também pode ser de grande ajuda. Uma delas é o Kanban, que ajuda a controlar o fluxo de trabalho através de um quadro dividido em colunas que indicam o status da atividade, como “pendentes”, “em andamento” e “concluídas”. O Trello é outra opção que trabalha exatamente com essa proposta. 

7 – Dê suporte

Garantir que a equipe está amparada faz toda a diferença durante a delegação de funções. Workshops e cursos de curta duração podem ajudar a capacitar os colaboradores, o que ao mesmo tempo promove o crescimento pessoal e profissional. Além de delegar funções e cobrar resultados, incentive a equipe a continuar os estudos, ficando atualizada no mercado de trabalho. Para isso, sequer é preciso sair de casa, tendo em vista a existência de cursos como o  MBA EAD, por exemplo.

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