Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

5 dicas sobre negócios e inovação com Magazine Luiza

compra on-line para representar texto sobre Magazine Luiza

O sucesso do Magazine Luiza pode ser acompanhado tanto na quantidade de patrocínios e eventos da marca quanto nos anúncios distribuídos pelas redes sociais e nas ações da marca que não param de crescer. Tudo começou em 1974, quando o casal José Donato e Luiza Trajano Donato decidiu abrir a sua primeira loja em Franca, interior de São Paulo. 

Em meio aos crescimentos das lojas de departamento, foi o sobrinho neto de Luiza, Frederico Trajano, que sugeriu a inserção da marca no universo digital, fazendo com que os lucros crescessem ainda mais, tornando-o CEO mais tarde. Atualmente, são aproximadamente 1.100 lojas físicas pelo país, distribuídas por 16 Estados.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Em 2017, Magazine Luiza tornou-se Magalu, uma ótima estratégia que deixou a marca mais jovem e o nome mais direto e curto. A personagem Lu surgiu em 2009, como uma ideia para dar uma voz à marca, mas foi somente em 2018 que ela ganhou uma personalidade e uma aparência mais 3D.

Segundo uma pesquisa feita pela Kantar, a marca foi a que mais cresceu em 2018, com um salto de faturamento de 273%, tornando a varejista uma das mais valiosas do Brasil. Em junho de 2020, a valorização do Magazine Luiza chegou a 22% em comparação a 2019, ultrapassando a marca de R$ 100 bilhões em valor de mercado.

5 dicas de Luiza Trajano, do Magazine Luiza 

Luiza Trajano sempre afirmou em entrevistas que não acredita em uma fórmula para o sucesso, mas, sempre que pode, oferece algumas dicas para que os profissionais possam se inspirar. Conheça algumas delas em entrevista à GloboNews:

1 – Fique de olho nas tendências do mercado

O digital está sempre em alta e estar fora das novidades é deixar de se reinventar e aumentar os lucros. “É certo que a loja física precisa ter um novo formato. É uma nova realidade, um novo normal”, disse Luíza.

O Magalu já adota o formato omnichannel há algum tempo, com integração entre lojas físicas e virtuais de forma tão próxima para que o público não veja a diferença entre o material e o digital, com o sistema de compra no site e retirada na loja, por exemplo.

2 – Pessoas em primeiro lugar

Desde o primeiro dia em que Luíza decidiu abrir a loja, ela apostou que o diferencial do sucesso dos seus negócios seriam as pessoas que trabalham nele. Com o slogan “pessoas em primeiro lugar”, a fundadora da empresa afirma que ele se aplica tanto para os clientes quanto para os funcionários. “O que vai diferenciar sua empresa é atendimento e inovação. Eu sou focada nessas duas coisas. E sem pessoas nós não vamos ter inovação e não vamos ter atendimento”, afirma.

3 – Quem não é visto não é lembrado

Conseguimos ver a preocupação da empresária com a comunicação pela quantidade de anúncios nas redes sociais, adwords e e-mail marketings, além do logo estampado em diversos eventos de visibilidade nacional. Luíza acredita que o investimento na comunicação do seu negócio é imprescindível para a conquista de novos clientes e números cada vez mais altos.

“O que eu sou muito preocupada é com a comunicação. Tem gente que monta um negócio, não avisa que montou e ainda fala que não gasta com comunicação! Aí não adianta nada!”, conta.

4 – Não tenha medo de errar

Luíza conta que não tem o compromisso de acertar sempre, mas o de não errar duas vezes a mesma coisa. De acordo com ela, um empreendedor de sucesso é aquele que não tem medo de enfrentar os desafios e não desanima quando pesa erros e fracassos. Então, melhor do que prestar atenção somente nas falhas cometidas, o importante é tirar uma lição desses deslizes e seguir em frente.

5. Nunca deixe de fazer perguntas

Perguntas são um indicador de que o profissional sempre quer se aperfeiçoar, algo que é mandatório para qualquer posição, desde o funcionário júnior até os grandes gestores. Para a fundadora do Magalu, levar dúvidas para casa é como sabotar o próprio negócio. “Não interessa a sua posição, você tem que perguntar, você tem que acumular tanto conhecimento quanto for possível”, diz..

Faça seu negócio tão produtivo quanto o Magalu

Depois de seguir todas as dicas dadas por Luíza Trajano, entrar em contato com profissionais do setor que você atua, fazer networking, aprender algumas dicas para melhorar a comunicação do seu negócio e investir em pessoas devem ser seus próximos passos. Tudo isso pode ser alcançado com uma especialização. 

Faça a sua inscrição no MBA portal Pós, tenha aulas sem sair de casa com duração de 6 ou 10 meses e melhore as suas estratégias e planejamento de negócios, organize melhor o seu tempo e retire todas as dúvidas em um ambiente digital inovador. Desta forma, o sucesso da sua empresa, como empreendedor ou funcionário, dependerá somente do seu desenvolvimento em aula. Depois de conhecer essas dicas do Magazine Luiza, saiba como começar o próprio negócio

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades