Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Trabalhar com Educação Infantil: quais as habilidades essenciais?

professora em sala de aula ao lado de alunos da Educação Infantil

Trabalhar com educação infantil pode parecer algo tranquilo. Afinal, se você gosta de crianças, lidar com elas no dia a dia será fácil. Mas esse pensamento é bem diferente na prática. É preciso, antes de tudo, ter muita paciência, pois a criança ainda não tem total consciência do que é certo ou errado. Por isso, é essencial entender que nem sempre uma certa atitude dela será com o objetivo de magoar ou de gerar algum dano.

No entanto, para trabalhar nessa área é necessário, sim, ter apreço por crianças. Caso contrário, essa se tornará uma tarefa pesada e prejudicial para ambos os lados. Além disso, quando você está num emprego que se sente feliz, você conta com uma boa dose de prazer e disposição também. E, neste caso, irá refletir nos pequenos, que ficarão todo o tempo do seu lado, precisando de você e da sua orientação.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Vale ressaltar que a criança costuma perceber quando o professor ou educador gosta de estar com ela, de forma instintiva. Isso facilita a convivência e o aprendizado diário. Nesta fase de ensino infantil, inclusive, os alunos irão desenvolver os aspectos físico, cognitivo, emocional, motor e social. Eles começam a interagir com pessoas que não fazem parte do seu núcleo familiar por meio de atividades lúdicas.

Essa primeira fase da criança na escola é muito importante (geralmente vai até os cinco anos de idade), pois ela começa a desenvolver a sua personalidade e autonomia, além de criar os primeiros vínculos de amizade. É uma etapa de descobertas que vai contribuir, como um todo, na formação da base para as próximas fases da educação, ao longo da infância e, posteriormente, da adolescência.

5 habilidades essenciais para trabalhar com Educação Infantil

1 – Cuidado com a influência

Nesta fase dos primeiros anos dos pequenos, é comum que eles absorvam tudo que veem e escutam. Por isso, os educadores acabam se tornando uma referência para eles também. É fundamental ter cuidado com as atitudes, falas e comportamentos quando se está perto das crianças. Elas podem, naturalmente, repetir esses padrões. Como não têm noção do que pode ou não dizer ou agir, os adultos são como um espelho.

2 – Brinque com as crianças

A principal atividade das crianças na educação infantil é brincar. É importante, assim, que elas sejam incentivadas pelos educadores a participarem das brincadeiras lúdicas, pois contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais, além da capacidade de atenção, autonomia, memória e imaginação. Quando estão brincando, elas conseguem externar seus sentimentos, pensam, exploram, inventam, aprendem e se movimentam. Os joguinhos também são recomendados nesse processo de ensino.

3 – Atenção às particularidades

Toda criança tem o seu tempo para desenvolver sua forma de pensar e aprender, seguindo, inclusive, caminhos diferentes dos adultos. Algumas, por exemplo, têm hiperatividade, dislexia e déficit de atenção e precisam de ajuda com a parte de raciocínio matemático. Por isso, é importante que o educador estude inteligência infantil para conseguir interpretar as atitudes dessas crianças e auxiliá-las.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

4 – Tecnologia a favor da aprendizagem

Hoje em dia as crianças começam a ter acesso à tecnologia cedo. É muito intuitivo como elas usam os aparelhos ao assistir vídeos ou jogar. Deste modo, é difícil mudar algo que já faz parte da vida delas de forma definitiva e natural. Por isso, vale usar essas plataformas e ferramentas a favor do ensino. O educador infantil pode criar inúmeras brincadeiras e games que incentivem a aprendizagem, motive os alunos e ajude, sobretudo, no seu desenvolvimento em diversas vertentes.

Leia também: Áreas da Educação: quais os principais salários?

5 – Seja um incentivador do aluno

As crianças gostam de ter os seus esforços reconhecidos pelos adultos e de receber elogios. Assim, incentive-as durante as brincadeiras, exponha os trabalhos e as criações delas na sala de aula, convide os pais para verem o que têm produzido também. Isso é importante porque os pequenos costumam ser mais sensíveis às opiniões que recebem sobre eles. Caso recebam uma crítica que gere interpretações negativas na percepção deles, pode se tornar um trauma pelo resto da vida.

O profissional que atua como educador infantil precisa estar sempre atualizado e fazer cursos de aperfeiçoamento a fim de levar mais recursos e ferramentas para sala de aula. Vale investir também naqueles que oferecem habilidades para o ensino remoto, como, por exemplo, leitura e alfabetização a distância, como criar sua sala de aula online, videoaulas, educação inclusiva, inteligência emocional, entre outros.

Gostou de saber um pouco mais sobre a educação infantil e as principais habilidades para trabalhar na área? Elas são essenciais para o aprendizado e desenvolvimento das crianças. Ah, caso você atue e tenha interesse em fazer uma pós-graduação em Educação para alavancar a sua carreira, vem conferir as opções da Unopar. Os cursos EAD têm duração de 6 e 10 meses, para estudar com flexibilidade e no seu tempo. Assim, em menos de um ano você já terá a sua certificação. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades