Aumentar o engajamento dos colaboradores e seu comprometimento com a organização é um dos objetivos das empresas para crescer. Para isso, as empresas apostam em ações de endomarketing, que tem como foco o público interno.
É uma forma de fidelizar as equipes, reduzir o turnover e melhorar o desempenho, além de tornar a empresa atrativa para novos talentos. A lógica é similar a do marketing, que envolve ações para conquistar o público externo.
Porém, com o endomarketing, as ações são voltadas para os colaboradores, tanto para que eles participem mais em atividades internas quanto para que tenham os objetivos da empresa como prioridade na busca por resultados.
O que é endomarketing?
Um exemplo muito comum realizado nas empresas para descontrair e unir as pessoas é a celebração de aniversário, com bolo, cartões ou presentes. Essa é uma ação de endomarketing, mas a estratégia vai muito além disso.
Seu propósito é estreitar a relação com os colaboradores, criando um clima organizacional positivo e fazendo com que eles se sintam mais felizes e realizados no exercício de suas funções.
Portanto, as atividades devem considerar aspectos como o bem-estar físico e emocional das pessoas, mas também programas voltados para seu crescimento na empresa.
Endomarketing x comunicação interna
As duas estratégias podem ser confundidas, já que tratam diretamente com o público interno, mas não são a mesma coisa e, inclusive, podem acontecer em paralelo.
A comunicação interna tem foco em transmitir informações, ainda que possa promover o engajamento dos colaboradores no processo.
Seu objetivo é garantir que a organização como um todo esteja alinhada em relação à metas, valores e processos. Através dessa comunicação, é possível ampliar o diálogo entre as áreas e criar um ambiente mais colaborativo.
Já o marketing interno promove uma troca com as pessoas, promovendo ações que apontam os benefícios e oportunidades para os colaboradores e, como consequência, conquistam sua fidelidade.
Como funciona?
Para ser eficiente, essa estratégia deve reunir os setores de recursos humanos e marketing. Juntos, eles devem planejar e executar ações com as equipes. Essa colaboração acontece pois não se trata apenas de celebrações e mensagens motivacionais, mas sim um planejamento que pode incluir atividades para o desenvolvimento profissional das pessoas.
Para isso, eles devem olhar o colaborador como seus clientes e agir de maneira similar ao público externo: entender suas dores e desejos, e usar técnicas de persuasão para engajá-los.
Antes de desenvolver ações, porém, é preciso ouvir os colaboradores e contar com seu feedback. Afinal, se é esse público que se pretende conquistar, nada mais justo do que considerar sua opinião. Isso pode ser feito de duas formas:
Feedback: da mesma maneira que os colaboradores devem receber feedbacks regulares sobre seu trabalho, utilizando os comentários de forma construtiva para seu desenvolvimento, eles também devem oferecer seu ponto de vista. Isso vale para informações gerais da empresa, até para gestores e líderes.
Pesquisa de clima organizacional: esse tipo de avaliação oferece dados concretos sobre como os colaboradores se sentem. Perguntas comuns incluem “você está satisfeito com suas funções?” e “está satisfeito com os benefícios?”, que ajudam a estabelecer o cenário atual.
Ao ouví-los fica mais fácil estabelecer as ações que mais se alinham com as necessidades e apontamentos feitos pela maioria. Assim, são desenvolvidas as estratégias adequadas. Confira as principais ações de endomarketing aplicadas nas empresas:
Eventos
Além de aniversários, as empresas devem criar eventos para comemorar datas importantes, sejam festas tradicionais celebradas no país, como carnaval e páscoa, até comemorações de resultados atingidos pelas equipes.
Atividades de lazer, incluindo as famílias dos profissionais, também são exemplos e permitem maior integração e descontração entre os times.
Política de benefícios
Embora algumas atividades possam ser realizadas com baixo orçamento, a realidade é que benefícios concretos são grandes motivadores. Algumas organizações apostam em modelos flexíveis, em que a bonificação é definida de acordo com o interesse das pessoas.
Cargos distintos também podem gerar benefícios distintos. Além disso, outras formas de compensar os colaboradores incluem oferecer uma porcentagem na participação dos lucros ou premiar de acordo com o desempenho.
Lideranças
Os líderes têm um importante papel no clima organizacional e estabelecem o estilo de trabalho da equipe. Em sua melhor definição, o líder deve apoiar os colaboradores, incentivando que tomem suas próprias decisões e escutando suas opiniões.
Isso, porém, nem sempre acontece e alguns chefes não são suficientemente capacitados para fornecer as ferramentas para que suas equipes prosperem. Portanto, iniciativas voltadas ao desenvolvimento desses líderes também são bem-vindas, já que terão como benefício o bem-estar geral da equipe.
Capacitação
Ainda pensando no desenvolvimento profissional dos colaboradores, apoiá-los em sua jornada de qualificação demonstra que vê valor em seu trabalho, e permite que eles melhorem seu desempenho.
Para isso, é possível oferecer workshops relacionados à inovação e novos processos de sua área, ou ainda cursos livres. Outra possibilidade é contribuir com sua pós-graduação, apoiando-os na realização de um MBA EAD .
O endomarketing nem sempre é visto como uma prioridade nas empresas, mas deveria, pois engajar as equipes aumenta a produtividade e transforma a organização em um lugar desejado e disputado por talentos.