Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Quer saber como melhorar o engajamento de equipe? Saiba o que fazer!

engrenagem para representar texto sobre engajamento de equipe

Manter o engajamento de equipe é essencial para que o colaborador se mantenha feliz, produtivo e faça suas entregas com empenho e foco. Além disso, o objetivo é aproximar times, desenvolver o sentimento de empatia e a capacidade de colaborar em um trabalho que não tem somente a sua assinatura.

Por esse motivo, líderes fazem questão de que essas habilidades sejam trabalhadas e aperfeiçoadas, reforçando pontos positivos e corrigindo pontos negativos de todos os membros do time.

blog banner desconto em pós-graduação

Como manter o engajamento de equipe?

Saiba como manter a produtividade do grupo em alta e aproximar os funcionários:

1 – Recompense com bonificação o engajamento de colaboradores

Criar campanhas que recompensem atividades é uma boa alternativa. Estimular os profissionais a participarem de um projeto é interessante, mas deve ser feito com cautela. Por exemplo, informar que a equipe terá um projeto em grupo para desenvolver e, no fim, bonificar a todos com algo que apenas um pode usar é criar dores de cabeça.

Com quem ficará o prêmio? Irão vender o prêmio? Por quanto? Como irão dividir? Portanto, é preciso pensar muito bem antes de decidir como irá compensar pelo trabalho.

2 – Um bom líder sempre é seguido

Uma empresa que tem líderes com falta de ética, comprometimento e responsabilidade provavelmente terá colaboradores que seguem o mesmo exemplo. Por isso, é importante focar nas peças-chaves para que eles participem e incentivem todos do time a realizar ações em grupo que estejam focadas no desenvolvimento pessoal de cada indivíduo.

3 – Eventos, almoços e happy hours

Se tem algo que as pessoas gostam de fazer dentro da empresa é ter um momento de descontração. Esse tempo de bem-estar pode estar ligado a uma pausa para o café, a hora do almoço ou um happy hour. Incentivar esse tipo de atividade coletiva faz com que as pessoas se sintam mais seguras e mais próximas para desenvolverem projetos para o crescimento da empresa. 

Leia também: Quer motivar a equipe? Aposte no feedback positivo

Existem algumas equipes que incentivam os funcionários e oferecem vale happy hour com um valor simbólico para que as equipes possam se reunir fora do expediente. No caso de gestores, é interessante que convidem o seu time para almoços, pelo menos uma vez por mês. Isso porque mostrar o lado mais casual tende a fazer os membros da equipe se aproximarem com mais facilidade, tanto para oferecer feedbacks quanto para propor novos trabalhos.

4 – Ginástica laboral e atividades diversas

Durante um bom tempo, a ginástica laboral foi encontrada em grande parte das empresas por proporcionarem um momento de saúde, qualidade de vida, bem-estar e interação entre os funcionários.

Aos poucos, algumas companhias abandonaram a ideia de que esse momento precisa ser relacionado a uma atividade física e passaram a reservar alguns minutos para exercícios que estimulam o cérebro, como origami e jogos de memória.

5 – Espaços comuns

Às vezes, não é preciso nem mesmo que exista alguma atividade ou projeto para unir as pessoas. Basta que um espaço esteja reservado para momentos de descontração.

Muitas vezes conhecido como “o cantinho do café”, os espaços que fornecem um respiro para o cérebro e ao mesmo tempo proporcionam o encontro e de pessoas foi aperfeiçoado por empresas como Facebook e Google.

Além disso, como esse espaço é usado principalmente por aqueles que querem ter um tempo livre para processos criativos. Também é uma ótima oportunidade de pedir a opinião para as demais pessoas que estão por lá e iniciar um novo projeto com a colaboração de outras pessoas. No trabalho remoto, vale investir em reuniões virtuais para conhecer melhor os colegas.

Invista na sua carreira e faça uma pós-graduação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades