Ir para o conteúdo
Curiosidades

10 filmes sobre educação que farão você se encantar pela área

controle remoto em destaque com TV de fundo para ilustrar texto sobre filmes sobre educação

O audiovisual é uma ferramenta muito importante para abrir os olhos e a mente sobre determinados assuntos. Não se pode negar que o cinema é um meio que faz parte de diferentes épocas, inclui vários gêneros e que, a partir dessas obras, consegue despertar ideias e emoções. Pensando nisso, trouxemos filmes sobre educação que vão te trazer novas reflexões sobre os desafios dos professores em todo o mundo, mas ainda assim te deixar encantado pelo poder do ensino. 

blog banner desconto em pós-graduação

Na nossa seleção, você encontra produções de diversos países, dos Estados Unidos à Índia, e entender que a educação – assim como o cinema – é uma linguagem universal e que pode mudar a realidade de muita gente. 

10 filmes sobre educação

Quer saber quais são esses filmes? Confira a lista de 10 produções cinematográficas abaixo:

1 – Escritores da Liberdade (2007)

O filme conta a história de Erin Gruwell, uma professora recém-formada que começa a dar aulas em uma escola com estrutura precária e alunos envolvidos em conflitos de segregação racial.

Nesse momento, ela percebe que precisa fazer a diferença em sua profissão apoiando o potencial de cada um dos estudantes e assumindo o desafio de melhorar o ambiente violento que aqueles alunos frequentam.

2 – Mandadayo (1993)

Madadayo mostra como a docência pode ser transformadora ao acompanhar a vida de um professor aposentado que, mesmo depois de parar de lecionar, continua sendo lembrado nas salas de aula.

Sua influência é tanta que seus ex-alunos já adultos se reúnem todo ano para comemorar o aniversário dele.

3 – A Onda (2008)

O professor Rainer Wenger está com dificuldades para prender a atenção dos seus alunos e, por isso, decide aplicar um experimento em sala de aula: simular um regime ditatorial, em que o professor assume o papel de líder e os alunos, seus seguidores.

A ideia da experiência é mostrar o poder do fanatismo e acaba ganhando proporções assustadoras. 

4 – Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Os alunos da Academia Welton, um colégio de elite exclusivo para meninos, vivem sob a pressão constante de estudar para entrar nas melhores universidades.

Porém, um novo professor de literatura traz propostas fora dos padrões que os faz encontrar suas paixões através da poesia e questionar as imposições da sociedade. 

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

5 – Como Estrelas na Terra: Toda Criança é Especial (2007)

Ishaan, um menino de 9 anos, está passando por dificuldades no desempenho escolar após repetir de ano. Com chances de repetir novamente e sem mostrar grandes sinais de avanço no aprendizado, ele fica desmotivado e se sente solitário na escola.

Tudo muda quando Nikumbh, que é professor substituto, começa a dar aulas e percebe que o garoto tem dislexia. A descoberta ajuda no desenvolvimento escolar e social, mudando a vida da criança para sempre. 

Leia também: Qual a importância dos professores para a educação da sociedade?

6 –  Entre os muros da escola (2008)

Baseado no livro homônimo de François Bégaudeau, o filme relata a experiência do autor como professor de francês em uma escola de ensino médio na periferia de Paris, na França.

O espaço é um microcosmo da cidade, com misturas étnica e social, que se torna um enorme desafio na vida deste educador. 

7 – O Aluno: uma lição de vida (2010)

Kimani Maruge Ng’ang’a foi preso e torturado por lutar pela liberdade no Quênia. Aos 84  anos de idade, ao tomar conhecimento sobre um programa do governo queniano de escolas para todos, ele se candidata como aluno em uma escola primária, que atende crianças em fase de alfabetização. Com a ajuda de uma das professoras, ele consegue estudar e se torna também um educador.

8 – Nenhum a menos (1998)

Quando o professor viaja para ajudar a mãe doente, uma menina de 13 anos fica responsável pela turma como sua substituta. Ela tem uma missão: não deixar nenhum aluno abandonar a escola durante a ausência do educador.

Porém, quando um garoto desaparece da escola em busca de emprego, ela enfrenta desafios ao ir atrás do aluno. 

9 – Numa Escola de Havana (2014) 

Chala é um aluno problemático, que frequentemente acaba sendo enviado para um centro de correção juvenil. Mas ao conhecer a professora Carmela, o garoto começa a demonstrar seus esforços e avanços dentro da sala de aula.

A partir de então, o sistema educacional precário de Cuba acaba sendo responsabilizado pelos problemas do estudante. 

10 – Escola de Rock (2003) 

Será que o professor está passando dos limites ao tentar transformar uma turma da escola primária onde dá aula em uma banda de rock? Apesar de muitos acharem que sim, é nesse desafio em sala de aula que ele e os alunos vão perceber que é da música – e da conexão criada pela arte – que eles mais precisam. 

Esses são alguns filmes sobre educação que vão fazer você se apaixonar pela área. Então, que tal conhecer opções de pós-graduação EAD em Educação

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades