Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Conheça a carreira de Engenheiro de Suprimentos e saiba por que ingressar na área

Engenheiro de Suprimentos

A profissão de Engenheiro de Suprimentos está entre aquelas que garantem o bom funcionamento de toda a cadeia produtiva de uma empresa. Está diretamente ligada à criação de processos e ao mapeamento e gerenciamento de recursos. Em outras palavras, o engenheiro focado nessa área precisa garantir o uso racional e a distribuição de insumos, trabalhando em conexão com outras áreas, como a de logística, por exemplo. Ele também precisa ter habilidades de gerenciamento e gestão de contratos. 

Dentro da engenharia de suprimentos, há uma gama de possibilidades que permite ao profissional atuar de acordo com seu maior interesse ou afinidade. É possível ter foco em estratégia, análise de risco ou criação e implantação de modelos que garantam a boa circulação dos suprimentos para o empregador em questão. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Mas para que esse tipo de profissional tenha bom desempenho, o ideal é que possua um perfil mais proativo, facilidade  nos relacionamentos interpessoais e visão macro para gerir processos que muitas vezes envolvem diversos produtos e conexões com outras áreas. Em média, o salário de um Engenheiro de Suprimentos fica em torno de R$ 7.700, mas pode ultrapassar os R$ 10 mil reais mensais dependendo do tamanho da empresa em que atua ou da experiência que já adquiriu no currículo. 

Atuação estratégica do Engenheiro de Suprimentos 

Esses profissionais são necessários em muitos ramos da indústria, em grandes corporações e até em cadeias de empresas que fornecem serviços para o público final. Isso porque realizam atribuições essenciais como lidar com o cadastro de fornecedores, mapear materiais e serviços, acompanhar solicitações de compras, auxiliar na negociação e na elaboração de contratos e, até mesmo, controlar pedidos e orçamentos. 

Leia também: Conheça 8 carreiras promissoras que estão em alta 

Por isso mesmo, há uma gama enorme de locais que precisam deste profissional especializado. A produção de relatórios, planos de ação e modelos de estratégia para diretorias ou áreas que atuam em conjunto também faz parte do dia a dia de quem está nesse campo. Engenheiros de outras áreas, como a de produção, por exemplo, podem se candidatar a esse posto, desde que se aperfeiçoem nos requisitos básicos e tenham boa visão analítica e de processo. 

Além de exigir organização e domínio técnico, o posto de Engenheiro de Suprimentos também requer do profissional responsabilidade para manejar o orçamento da empresa, prevendo compras e gastos, manutenção de estoques, troca de equipamentos, entre outros itens. Ao atuar na parte dedicada a prever os gastos da empresa, essa posição se torna praticamente um cargo de confiança.

Se não for bem executada, pode gerar prejuízos que comprometem toda uma linha de produção, por exemplo. Também é de responsabilidade do Engenheiro de Suprimentos encontrar e manter bons fornecedores, bem como garantir a qualidade do material comprado pela área onde atua.  

Aprofunde seus conhecimentos na área com uma Pós-Graduação EAD da Anhanguera e conheça cursos de Pós EAD e MBA que vão acelerar sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades