Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Estimular a criatividade é importante

criatividade

Todo mundo já enfrentou o famoso “branco”, não é mesmo? Esse bloqueio de criatividade é bastante comum quando a mente encontra-se estressada. Em certos momentos, parece impossível produzir ideias minimamente interessantes ou deixar fluir uma linha de raciocínio. E o dia se arrasta. Para tentar manter o fluxo constante de uma mente ativa, muitas coisas precisam acontecer em conjunto. Alimentação, descanso, hidratação e, por último, mas não menos importante: estimulação.

Numa rotina difícil, pode ser complicado manter todos esses pontos em equilíbrio. Mas, com alguns pequenos truques é possível se manter ativo intelectualmente. Veja algumas dicas abaixo para te ajudar nessa missão:

Toda manhã deve ser uma celebração


Em 2012, Laura Vanderkan lançou o livro What the most successful people do before breakfast (em tradução livre: O que as pessoas de sucesso fazem antes do café da manhã). Na obra ela propõe que, para um dia ser verdadeiramente produtivo, ele precisa começar bem. “Este é o tempo que você pode ter para si mesmo, antes da prioridade das outras pessoas”, disse em entrevista ao site Business Insider.

Ainda de acordo com a autora, o primeiro passo a se tomar é começar a acordar com calma e prestar atenção no universo que está a nossa volta.

Que tal experimentar levantar com alguma antecedência para ir regar as plantas, tomar um banho calmo e preparar a sua primeira refeição com intenção?

O sol é importante


A vitamina D que recebemos dessa estrela é fundamental para nossa sobrevivência e também para a manutenção do bom humor. Nossa pele absorve seus raios UV-B e os transforme em hormônios de felicidade e bem-estar. 15 minutos diários, sem loção de proteção solar, é a quantidade recomendada para um adulto.

Consuma arte


Vivemos na era com maior oferta e facilidade de acesso a produções culturais. Hoje, é possível ler livros de vários lugares do mundo, assistir a documentários ou filmes em streaming, ir a museus interessantes… Para trabalharmos a criatividade, precisamos de inspiração. Ela nos ajuda a reunir outras ideias já colocadas em prática, para saber o que dá certo ou o que faz sentido. Quanto mais insumo, melhor.

Tire suas ideias do papel


É comum ter aspirações que soam mirabolantes em um segundo e no outro deixá-las abandonadas no fundo da nossa memória. Ao invés de continuar nesse padrão, da próxima vez que ocorrer a ideia, coloque-a em prática. De coisas pequenas, como tentar escrever um poema, até desenvolver uma nova habilidade manual, tudo é válido.

Lembre-se que esses exercícios devem ser feitos diariamente até se tornarem um hábito. Os benefícios de uma mente em movimento refletem em muitas áreas da vida. Isso nos conduz à produtividade e a ter propósitos na sociedade.

Ficou com vontade de explorar todo o seu potencial criativo? Nós temos várias opções em cursos de pós-graduação e MBA aqui.

Conheça nossas faculdades