Exemplos de habilidades de liderança: conheça 6

exemplos de habilidades de liderança

Se você está se preparando para assumir um cargo de liderança – seja coordenador, gerente ou diretor, provavelmente está buscando exemplos de habilidades de liderança para aprimorar suas competências. Isso porque um bom líder é aquele que combina uma série de habilidades que resultam em uma boa gestão da equipe. 

As habilidades de liderança são aquelas utilizadas pelo gestor para que os colaboradores consigam alcançar um objetivo compartilhado – uma meta de vendas ou a entrega de um grande projeto, por exemplo. 

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Essas competências são variadas e vão muito além de habilidades técnicas. Para ser um bom líder, é preciso conseguir se comunicar de forma eficiente com a equipe, exercer a empatia e motivar os colaboradores. 

6 exemplos de habilidades de liderança

Para se tornar um líder é preciso trabalhar certas habilidades interpessoais, já que o mercado busca profissionais completos e bem preparados.

Para te ajudar nessa missão, listamos seis exemplos de habilidades de liderança mais requeridas pelas organizações na atualidade. Confira! 

1 – Boa comunicação

Não há dúvidas de que a comunicação é parte importante da vida profissional, mas, quando falamos em liderança, ela é ainda mais essencial. O líder deve conseguir se comunicar com a equipe de forma eficaz em diferentes situações. 

Para coordenar uma equipe, é preciso transmitir as necessidades da alta gerência para os colaboradores e vice-versa. Nesse sentido, é importante que os líderes estabeleçam uma agenda de reuniões eficiente para que todos estejam alinhados, evitando falhas na comunicação. 

Essa boa comunicação passa ainda por e-mails e mensagens objetivas para que o time caminhe da melhor maneira. Além disso, é fundamental a comunicação entre o líder e seus colaboradores individualmente.

2 – Resolução de conflitos

Entre tantas tarefas e demandas, é comum que alguns conflitos apareçam no dia a dia das empresas. Um colaborador pode discordar de algo e ficar desmotivado, dois colegas podem se desentender ao realizar um trabalho… São diversas situações e um dos pilares da gestão de pessoas é a capacidade de solucionar esses conflitos da rotina. 

Essa não é uma tarefa fácil, mas faz a diferença para o bom relacionamento entre os profissionais. Para evitar e solucionar esses conflitos, é fundamental que o líder esteja sempre atento a sua equipe e a relação entre os próprios colaboradores.

Há ainda casos mais sérios que envolvem situações de desrespeito entre colegas. Em situações como essa, é papel do líder levar o caso ao RH da empresa para encontrar a forma mais adequada de solucionar o problema. 

3 – Empatia

A empatia é uma das habilidades de liderança mais requeridas pelas organizações na atualidade. Basicamente, essa é a capacidade de perceber as emoções do outro e se colocar no lugar dele – algo fundamental quando falamos de liderança de pessoas.

Líderes empáticos conseguem se conectar com seus colaboradores e criar ambientes confortáveis e de confiança para a equipe.

Na prática, é perceber quando um profissional precisa de flexibilidade para mudar os horários de trabalho e conseguir acompanhar o filho em um compromisso. Ou, então, quando um colaborador precisa cuidar da saúde mental e se afastar alguns dias do trabalho.

A empatia passa também pela forma como o líder enxerga seus colaboradores. É preciso compreender que os profissionais têm níveis de produtividade diferentes e uma vida para além das obrigações do trabalho. Isso não significa deixar de cobrar resultados, mas, sim, entender as particularidades de cada um nesse processo.

4 – Motivação

Colaboradores motivados vão mais longe e entregam bons resultados. Boa parte dessa motivação deve vir dos próprios líderes. Seja com bônus de salário, feedbacks ou dinâmicas que animem os funcionários, o papel da liderança é entender o que motiva a equipe e investir nisso para conseguir mais produtividade e dedicação. 

Uma forma de identificar isso é estar em constante comunicação com a equipe, perceber seus desejos e descontentamentos, encontrando, assim, a melhor forma de incentivá-los a entregar o seu melhor no trabalho que desempenham. 

6 – Feedback

O feedback serve para avaliar o desempenho de um colaborador e é uma ferramenta fundamental para gerir a equipe, já que ele dá espaço para elogios e melhorias. É no momento do feedback que um líder consegue direcionar melhor o trabalho de um colaborador. Nessa troca, é possível entender as dificuldades de cada um e apontar o que deve ser aprimorado, além de, claro, elogiar os bons resultados. 

Existem diferentes formas de fazer isso e o líder deve encontrar aquela que funciona melhor com a sua equipe. Também é importante dar espaço para que o próprio colaborador dê um feedback sobre a liderança. 

Em um local de trabalho onde o feedback é prática comum, cria-se uma relação de confiança entre os envolvidos e há mais espaço para o desenvolvimento dos profissionais.

Como ser um bom líder?

Bons líderes são aqueles que formam equipes fortes e bem preparadas para executar as tarefas do dia a dia e grandes projetos com sucesso. Eles criam um ambiente confortável e motivador para trabalhar, sempre apoiando seus colaboradores e ajudando a resolver conflitos e adversidades do dia a dia. 

Além de dominar os exemplos de habilidades de lideranças citados acima, é importante que um bom líder seja um especialista na área em que atua. Se esse é o seu objetivo, a dica é investir em uma das opções de pós-graduação, MBA e especialização oferecidas pela Unopar. Conheça!

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