As redes sociais já fazem parte da estratégia de negócios de empresas de todas as indústrias, desde o varejo, bancos e até mesmo órgãos oficiais do governo. Com tantas oportunidades, muitos profissionais querem aprender o que é necessário para se tornar um gestor de mídias sociais.
Com uma grande parte da população conectada (cerca de 78% das pessoas), o país já é o terceiro no mundo em uso diário de internet, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Além disso, de acordo com o relatório Digital 2021l, o brasileiro passa cerca de 3 horas e 31 minutos nas redes sociais todos os dias.
Tudo isso prova que esta é uma área com grande potencial de crescimento, ou seja, é uma carreira na qual vale muito a pena investir. Então, quer saber mais sobre o que faz um social media, quais habilidades você precisa para trabalhar na área e como conseguir os primeiros trabalhos? Continue lendo este artigo.
O que faz um gestor de mídias sociais
Este profissional é responsável por criar estratégias, conteúdos e relatórios de redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, Twitter, WhatsApp, LinkedIn, Telegram, Pinterest e outras. Precisa cuidar da imagem da empresa nas redes, construir um relacionamento com seguidores e clientes e garantir que os perfis cresçam e ganhem cada vez mais engajamento.
Algumas das principais atividades do gestor de mídias sociais são as seguintes:
1 – Fazer posts e monitorar os perfis nas redes sociais
Esta tarefa inclui agendar posts, criar legendas e textos para as postagens, interagir com os seguidores através de comentários e mensagens diretas.
2 – Fazer o planejamento estratégico
O social media precisa ficar atento às principais tendências, datas comemorativas e oportunidades para criar posts que atendam aos objetivos do negócio. O planejamento inclui gerar mais engajamento, aumentar a percepção da marca, redirecionar os seguidores para uma página de compras ou de inscrição em curso ou evento.
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3 – Fazer a análise de métricas
Depois do trabalho de planejamento e execução do conteúdo, o gestor de mídias sociais precisa monitorar e analisar os resultados. A partir daí, ele elabora relatórios para apresentar para o cliente e entende o que está funcionando e o que precisa ser melhorado na estratégia para alcançar os objetivos estabelecidos no planejamento.
5 passos para trabalhar como social media
Bem, agora que você já sabe o que faz um gestor de mídias sociais, é hora de entender o que você precisa para começar na carreira. Confira:
1 – Desenvolva habilidades de escrita
Como vimos, este profissional precisa escrever legendas, textos e até mesmo roteiros para vídeos do YouTube e Instagram. Portanto, é importante que você tenha conhecimento em redação para web. Além disso, o copywriting, que é a habilidade de escrever textos persuasivos, também é muito exigido pelo mercado. O storytelling, capacidade de contar histórias através de uma narrativa envolvente, pode ser uma vantagem na hora de produzir conteúdo para as redes sociais de uma empresa.
2 – Aprenda sobre design e edição
Além da escrita, muitas vezes o social media também precisa fazer artes para os posts de Instagram e thumbnails de YouTube e manter a identidade visual da marca nas redes. Quando não há um designer junto, outra demanda do mercado é saber pelo menos o básico de edição de vídeos. Portanto, é muito recomendado que você aprenda a usar softwares como Photoshop, Adobe Spark e Adobe Premiere.
3 – Estude cada rede social
Para ser um bom gestor de mídias sociais, é claro que você precisa saber como usá-las e estudar seu funcionamento. Cada rede social tem seu público-alvo, algoritmos que funcionam de maneiras distintas, horários em que a audiência costuma ser maior ou menor, entre outros fatores que podem resultar no sucesso ou fracasso da sua estratégia. Então, você precisa estudar os dados demográficos, melhores horários para postagens entre outros dados que são disponibilizados no analytics de cada uma delas.
4 – Conheça as ferramentas de gerenciamento de redes sociais
Para fazer o gerenciamento, agendar as postagens e analisar os resultados, você precisará ter conhecimento em algumas ferramentas como Hootsuite, HubSpot, RD Station e Sprout Social.
5 – Ganhe experiência e construa seu portfólio
Depois de aprender como planejar, produzir e monitorar as redes sociais, é preciso começar a criar um portfólio e ganhar experiência. Você pode fazer isso prospectando lojistas, profissionais como nutricionistas, psicólogos, dentistas etc. Desta forma, você terá um trabalho na área para apresentar quando se candidatar a uma vaga.
Outra forma de começar a trabalhar como social media é ficar atento às vagas para quem ainda tem pouca experiência. Se você ainda está na graduação em Publicidade, Jornalismo ou Marketing, pode começar como estagiário em social media. Mas, se você já se formou, pode procurar vagas de assistente ou de analista de redes sociais.
6 – Faça um MBA em Marketing Digital
Uma especialização em Marketing Digital pode te ajudar a aprofundar seus conhecimentos em planejamento estratégico digital, análise de dados, relacionamento com cliente e gestão da marca no ambiente online. Além disso, esta pós tem disciplinas teóricas e práticas que te darão mais confiança para entrar neste mercado de trabalho. Ela pode ser cursada em 6 ou 10 meses na modalidade EAD, o que pode acelerar a sua carreira de social media.
Se interessou mais sobre a profissão de gestor de mídias sociais? Então, é só começar a usar os passos que te mostramos e desenvolver as habilidades necessárias para seguir nesta área. Confira esse e outros cursos de MBA e dê o próximo passo para o seu sucesso profissional.