Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que é marketing pessoal? 5 dicas para se destacar no mercado

marketing pessoal

Num mercado profissional tão competitivo, as habilidades técnicas já não são suficientes. É necessário que você saiba como apresentar a sua experiência e habilidades de forma atrativa. Para isso, é importante saber o que é o marketing pessoal e como usá-lo a seu favor.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é marketing pessoal?

É um conjunto de estratégias que pode te ajudar a demonstrar melhor as suas características pessoais e profissionais.

Basicamente, é tudo o que você faz com o objetivo de estabelecer a sua imagem como profissional, através da comunicação dos seus valores, habilidades e experiências.

O marketing pessoal é importante porque pode te separar de centenas de outros candidatos quando você estiver disputando uma vaga de trabalho, por exemplo.

Existem muitos recursos e estratégias que você pode usar para conseguir se destacar profissionalmente. A seguir, listamos abaixo 5 dicas de marketing pessoal para você se destacar no mercado.

1 – Defina uma proposta de valor

Antes de tudo, é fundamental que você entenda quais características te diferenciam das outras pessoas no mercado de trabalho.

Para definir esse valor, faça as seguintes perguntas:

  • Quais são os meus talentos, aptidões, interesses e valores?
  • Quais conhecimentos e habilidades eu tenho?
  • Quais sãos as minhas maiores conquistas?
  • O que me torna diferente dos outros profissionais?

Também é importante considerar qual é o seu perfil na sua área. Você é um especialista em algo, generalista ou uma combinação dos dois?

Para saber um pouco mais sobre as suas qualidades, conte com a ajuda de colegas de trabalho, familiares e amigos. Como eles descrevem os seus pontos fortes?

Leia mais: Conheça 8 carreira em alta em 2021

2 – Defina o seu objetivo de marketing

Para elaborar uma estratégia de marketing pessoal, você precisa saber quais são os seus objetivos para então enviar a mensagem que vai te ajudar a atingi-los. Reflita sobre os seguintes pontos:

Onde eu quero estar daqui a 6 meses? Daqui a 5 anos? O que eu quero conquistar nesse período?

Se você quer voltar ao mercado de trabalho, seus objetivos de marketing podem girar em torno de fortalecer a sua rede de contatos e focar em informações sobre entrevistas, por exemplo.

3- Identifique o seu mercado alvo

Quais são as pessoas que precisam conhecer você, suas habilidades e objetivos profissionais?

O seu mercado alvo pode incluir gerentes, mentores, profissionais de recursos humanos do mercado ou da empresa em que você trabalha.

Quando você conseguir identificá-los, poderá usar melhor os seus recursos e estratégias, e direcionar a mensagem de forma adequada a eles. Pesquise por quais canais eles se comunicam, se vocês têm contatos em comum etc.

Quanto mais você souber sobre eles, mais segurança terá ao abordá-los.

4 – Compartilhe o seu conhecimento

Mostrar o que você sabe é uma das formas mais eficazes de conseguir se destacar na sua área e de ser reconhecido como um expert. Você pode contribuir com textos em blogs na sua área de conhecimento e escrever artigos no LinkedIn, por exemplo.

O importante é garantir que seja informativo, bem escrito e o mais importante: que seja um conteúdo de valor para os leitores.

5 – Busque especialização

Para compartilhar conhecimento é necessário que antes você esteja muito seguro sobre ele. Por isso, fazer cursos são boas formas de conseguir se destacar.

Atualmente, os cursos que mais dão destaque no currículo são os de pós-graduação e MBA. Afinal de contas, já faz um tempo que a graduação já não é mais um diferencial no mercado de trabalho.

Ao dar esse passo, você pode definir o futuro da sua carreira.

Por que fazer uma pós-graduação na Anhanguera?

Como vimos, o marketing pessoal é essencial para o seu sucesso profissional, e a especialização é uma de suas estratégias mais importantes.

Na Anhanguera, você encontra muitas opções de cursos de MBA e pós-graduação EAD, nas áreas de comunicação, educação, direito, saúde, negócios, entre outras.

Na Pós EAD, você estuda no seu ritmo, com flexibilidade de horário, e ainda conquista o seu certificado em 6 meses na modalidade intensiva.

Veja os cursos disponíveis e faça a sua inscrição nos cursos de pós-graduação a distância da Anhanguera.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades