McDonald’s: 5 lições de empreendedorismo com a maior rede de fast food

Fachada do restaurante McDonald's

A rede de franquias McDonald’s, conhecida mundialmente por seus hambúrgueres, é uma das maiores referências mundiais em empreendedorismo. Atualmente, a rede atende cerca de 68 milhões de clientes por dia em mais de 120 países através de mais de 36 mil pontos de venda. Tudo isso exibindo um sistema de organização padronizado em todos os países e cardápios variados para atender às especificidades de cada região.

A história do McDonald’s

A história dos irmãos Dick e Mac McDonald com os hambúrgueres começou em 1940, quando vendiam cada unidade por 15 centavos e agilizaram o método de distribuição dos lanches contratando garçons de patins, que os levavam até os carros. Porém, o local vendia todos os tipos de refeições.

Em 1948, depois de uma análise minuciosa das vendas, os irmãos perceberam que grande parte dos lucros do restaurante provinha dos lanches, portanto deram adeus aos carhops e começaram a contratar funcionários que fizessem algo similar a uma linha de produção, tudo para a montagem dos hambúrgueres.

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Apesar do sucesso local, foi somente com a chegada de Ray Kroc, em 1954, que o McDonald’s pode começar a mostrar seu potencial como rede, sendo que um ano depois começam a vender as franquias (a primeira franquia tinha Kroc como dono). Depois do enorme sucesso, tanto com seu produto como quanto com o marketing envolvido, em 1961 os irmãos McDonald concordam em vender a Kroc os direitos da sua companhia por US$ 2,7 milhões.

Mas, qual o segredo do Mc Donald ‘s? Kroc faleceu em 1984 e deixou para o seu legado o livro Fome de Poder – A verdadeira história do Fundador do McDonald’s, que posteriormente se tornou um filme. Confira algumas dicas do fundador de como colocar o seu pequeno negócio em um caminho certo para o sucesso.

1 – Fique de olho nas oportunidades

Na época em que conheceu a rede, Ray Kroc apostava na ideia de um misturador de milk shake, que seria vendido para fast foods. A ideia de Kroc foi refutada em diversos estabelecimentos até ele chegar ao Mcdonald ‘s, que já estava estudando alguns modelos inovadores para servir a comida de forma mais rápida. Ao observar um restaurante que de fato estava preparado para receber o produto que ele estava investindo, não só por serem visionários, mas pelos clientes que atendiam, foi uma questão de oportunidade fazer as ideias crescerem.

2 – Analise as parcerias

De vendedor de máquinas de milk shake para uma rede de hambúrgueres: fazer parcerias significa agregar conhecimento ao seu negócio. Unindo dois pontos fortes, os irmãos McDonald’s e Kroc puderam fazer a rede expandir. Lembre-se: várias mentes pensam melhor do que uma, principalmente se estão unidas em um mesmo caminho profissional.

3 – Veja novas possibilidades no trabalho

O McDonald’s teve sua popularidade alta desde o início, mas isso não significava lucros para a empresa. Para tentar poupar o máximo de dinheiro possível sem alterar os principais produtos da loja, Kroc sugeriu mudar a forma de fabricação do sorvete utilizando uma mistura feita com um pó, que deveria ser acrescido ao leite e refrigerado na hora de servir.

Os irmãos Mcdonald’s não concordaram com a ideia, dizendo que a qualidade do produto oferecido iria cair, por isso a loja de San Bernardino não aplicou a nova solução. Apesar da resistência dos criadores da marca, essa alteração reduziu significantemente os custos de toda a rede com refrigeração e estoques.

4 – Pense grande

Apesar da sua inteligência acima da média e uma visão de negócio surpreendente, os irmãos Mac e Dick não pensavam em longo prazo. Foi necessário a chegada de Kroc para perceberem que aquele sistema inovador de preparo de lanches e serviço nunca sairia daquela loja se não começassem a pensar grande.

Expandir a marca e trazer um novo significado para fast food foi necessário para fazer o negócio local se expandir. Pouca gente sabe, mas por estar presente em mais de 120 países, o McDonald’s ganhou algo chamado indicador Big Mac, que mostra a diferença de flutuação entre as diferentes moedas e o lucro real que a rede tem.

5 – Observe os detalhes

Desde que chegou ao McDonald’s, Kroc era aficionado pelos detalhes de cada etapa da produção. Um dos exemplos disso é o preparo da batata frita, que foi muitas vezes supervisionado pelo empresário para que chegasse à temperatura, cor e crocância ideal para ser servido, um padrão que passou a ser adotado por todos os países. 

Aliás, todo o processo de produção de cada uma das etapas dos produtos vendidos pela rede de fast food é padronizado, para que a qualidade seja a mesma em todas as localizações em que está presente.

Agora que você já anotou todas as dicas da rede de fast food McDonald’s que há anos continua a crescer pelo mundo pelo seu sistema inovador, está na hora de colocá-las em prática. Seja como Kroc, o empresário visionário e empreendedor que conseguiu enxergar potencial em um negócio local e comece a expandir o seu trabalho. E você, deseja começar o próprio negócio? Confira tudo que você deve saber antes de empreender

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