Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Qual a melhor forma de conseguir emprego? Confira as dicas que preparamos para você

teclado com a tecla new job (novo emprego) em destaque para ilustrar texto sobre melhor forma de conseguir emprego

A busca por um trabalho é um momento de muita expectativa, mas também de preocupações: por onde começar, o que incluir no currículo e até quais perguntas serão abordadas na entrevista, não é mesmo? Esses e muitos outros questionamentos são normais e, para saná-las, a melhor forma de conseguir emprego é se preparando.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para aumentar as suas chances de conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Lembrando que conseguir um emprego não acontece através de “mágica”. Esse é um processo (muitas vezes desgastante) que exige determinação, estudo e, principalmente, foco. 

blog banner desconto em pós-graduação

Qual a melhor forma de conseguir emprego?

1 – Faça uma pesquisa de mercado

O passo número 1 para quem está procurando um novo trabalho é ampliar o seu olhar, descartando as vagas que não quer e decidindo o que realmente deseja para a sua carreira profissional.

Determine a área que quer trabalhar e faixa salarial que gostaria de ganhar (sendo sempre realista com a sua experiência e nível, além dos valores oferecidos pelo mercado, é claro). Para isso, é essencial pesquisar.

Estude também quais são as capacitações necessárias para se encaixar nos requisitos das vagas que você se interessa.

2 – Escolha um alvo e aponte para ele

Sabendo o que você quer fazer – e todas as informações que envolvem esse ramo de atuação – procure quais são as empresas mais importantes na área e aquelas que você gostaria de trabalhar. 

Busque a reputação da empresa entre os funcionários, além de benefícios, modelo de contratação, entre outras informações que achar relevante para realmente “mirar” no alvo. 

3 – Reconheça o terreno

Após fazer essa seleção de empresas, comece a filtrá-las seguindo os requisitos estabelecidos pelo planejamento e pesquisa lá do primeiro passo. Então, se aprofunde no conhecimento sobre a vaga, a companhia e as tarefas diárias a serem realizadas. 

É muito importante se preparar bem para as entrevistas como a melhor forma de conseguir emprego e, também, para evitar desencontros entre os seus interesses e o da empresa.

4 – Descubra quem é o responsável pelo setor que quer se candidatar

Uma maneira inteligente de “cortar caminho” e garantir um melhor posicionamento no processo seletivo é saber quem é o responsável pela área que quer se candidatar, seja um gerente ou coordenador, e ganhe a atenção dessa pessoa. Além disso, uma boa dica é seguir recrutadores no LinkedIn, já que eles costumam publicar as vagas disponíveis. 

5. Elabore um bom currículo 

É essencial  que o seu currículo seja objetivo e contenha todas as informações necessárias. Cite suas qualidades e conquistas mais relevantes para a vaga, além de:

  • Nome completo;
  • Nacionalidade;
  • Cidade e bairro em que mora;
  • Telefone e e-mail para contato;
  • Link para o perfil no LinkedIn;
  • Objetivo;
  • Formação acadêmica;
  • Experiências profissionais;
  • Habilidades;
  • Idiomas.

Não esqueça de colocar as qualificações atualizadas e incluir todas as competências que fazem sentido para a vaga que você almeja, além de cursos complementares que agregaram conhecimentos para a sua formação. 

Outro detalhe importante é enviar o documento no formato PDF, evitando assim que ele seja editado por outras pessoas ou perca a formatação que você construiu. Também faça uma revisão para evitar erros de português.

6 – Construa um bom networking

Mantenha a conversa em dia com amigos e colegas de antigos trabalhos ou da faculdade, além de professores. Fica mais fácil encontrar vagas quando outros te ajudam a procurar e principalmente quando te indicam dentro da empresa. 

Atualmente, uma indicação vale ouro e te coloca na frente de outros candidatos na etapa de seleção de currículos. 

7 – Capriche no e-mail 

Evite usar uma mensagem padrão para todos os recrutadores ao enviar o seu currículo trocando. Invista em personalização, explicando os motivos pelos quais você é o candidato ideal para aquela oportunidade e fazendo um breve resumo das suas experiências e conhecimentos.

Leia também: O que escrever no assunto do e-mail para enviar currículo?

E, na hora de mandar o currículo, opte pelos canais mais “tradicionais”, de preferência um e-mail. Não esqueça de deixar os seus contatos de celular e perfil do LinkedIn.

Caso seja necessário, tome a iniciativa de entrar em contato – novamente, por e-mail ou telefone – para saber se receberam seu currículo e quando haverá um retorno por parte da empresa sobre esse processo seletivo. 

8 – Mantenha o foco 

Por último, mas não menos importante: buscar novas oportunidades no mercado não é só uma questão de boa formação e conhecimento técnico, mas também de perseverança. A resposta pode demorar e talvez não seja o resultado positivo que está esperando – afinal, são muitos candidatos e a escolha depende daquele que mais se encaixa nos requisitos daquela vaga específica. 

Na hora da entrevista, peça para te avisarem mesmo que você não tenha passado. Isso mostra para os empregadores que você tem interesse e também facilita na hora de fazer outras entrevistas, já que saberá se deve ou não aguardar o retorno dessa vaga. E caso não tenha sido chamado, não perca o foco! 

Para ter ainda mais noção da melhor forma de conseguir emprego, busque novos cursos ou até mesmo uma pós-graduação para se especializar na área do seu interesse. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades