Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual o momento certo para fazer um MBA?

momento certo para fazer um MBA

Você já parou para pensar onde quer chegar na carreira? Muitos profissionais seguem o caminho tradicional da graduação com estágio, seguido de uma posição júnior, mas nem sempre se planejam para os próximos cinco ou 10 anos. Porém, para alçar novos voos profissionais é preciso estabelecer metas e saber o momento certo para fazer um MBA pode ajudar nesse processo.

Isso porque essa qualificação é ideal para quem busca posições gerenciais e de liderança, e a especialização tem um importante papel no desenvolvimento profissional e colocação em cargos mais elevados. 

O que é e por que fazer MBA?

O MBA, sigla em inglês para Master of Business Administration, é um formato de pós-graduação com foco em conhecimento prático e capacitação administrativa.

Esse aperfeiçoamento profissional pode ser feito por qualquer pessoa que já tenha uma graduação, mas é mais indicada para quem já possui certa experiência profissional e deseja alcançar posições de liderança, abrir um negócio ou se especializar em gerenciamento. 

Portanto, para entender qual o momento certo para começar um MBA é preciso fazer um plano de carreira. Com estratégias bem definidas de onde quer chegar, o profissional tem mais clareza do caminho a ser percorrido. Entenda como se planejar para o MBA:

1 – Pense a longo prazo

As escolhas que fazemos hoje irão influenciar nossa vida, e saber onde pretende estar nos próximos anos ajuda a estabelecer metas para chegar lá. Se o objetivo for abrir a própria empresa, ou liderar um time numa multinacional, será mais fácil visualizar o que será necessário para chegar até esse ponto. 

É claro que mudanças podem acontecer no meio do caminho, como descobrir habilidades que o levam para outra área, ou ainda perceber que se interessa por outro tipo de cargo. É normal que mudanças sejam feitas nesse planejamento, mas tê-lo oferece uma referência de como seguir. 

2 – Crie metas alcançáveis

Quem acabou de se formar na universidade dificilmente alcançará uma posição de liderança imediatamente. Portanto, se esse for o objetivo, é preciso desdobrá-los em metas possíveis para alcançar ao longo dos meses ou anos seguintes. 

Isso pode incluir aprender outro idioma, adquirir habilidades comportamentais como saber falar em público ou desenvolver o conhecimento em determinados processos ou ferramentas. 

O importante é entender os degraus necessários e encontrar objetivos menores que o ajudarão a subir essa escada. 

3 – Busque outras especializações

Direcionar a carreira dentro de determinada área exige conhecimento e se especializar com uma pós-graduação permite fortalecer o conhecimento técnico e contribui para o desenvolvimento de novas experiências profissionais. 

O MBA pode ser feito assim que concluir a graduação, portanto é o primeiro passo para se tornar um especialista, já que, além de soft skills, líderes precisam dominar seu campo de atuação no aspecto técnico. 

Qual o momento certo para fazer um MBA?

Ao se planejar adequadamente, ficará mais fácil perceber o momento em que o MBA se torna a etapa seguinte na carreira. Entenda como definir a hora certa de iniciar o seu:

Habilidades de gestão

Um líder precisa administrar muitos aspectos do trabalho que vão além das atividades do dia a dia. Esse profissional precisa estar atento às tendências do mercado, ter boas habilidades de comunicação para solucionar conflitos internos, desenvolver empatia para lidar com sua equipe da melhor forma e inteligência emocional para solucionar problemas. 

Ao fazer um MBA, ele é capaz de desenvolver essas habilidades e entender de forma prática o que é necessário para ser um gestor. 

Crescimento profissional

Algumas empresas incentivam os colaboradores a buscarem novas especializações para seguir crescendo internamente, o que estimula o profissional a buscar o curso adequado para isso. Há também casos em que o MBA é uma exigência para subir de cargo e a própria organização apoia essa formação. 

Já aqueles que não vêem possibilidades de se desenvolver onde estão e buscam nova colocação, o MBA oferece a chance de buscar cargos mais elevados em outras empresas e é um diferencial competitivo. 

Encarar novos desafios

Ser movido a desafios faz com que o profissional não se contente com o que já conhece e busque o novo, tentando se superar. Isso o torna mais completo, já que buscará soluções inovadoras e novos conhecimentos. 

Isso faz com que habilidades de liderança sejam mais perceptíveis, e um MBA, além de ser um desafio por si só, permitirá aprimorar essas skills. 

Confira alguns cursos disponíveis em nosso portfólio e veja qual MBA EAD mais se adequa aos seus objetivos:

  • MBA em Gestão de Pessoas
  • MBA em Logística e Supply Chain Management
  • MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria
  • MBA em Gestão de Projetos
  • MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas
  • MBA em Gestão Estratégica em Compras
  • MBA em Finanças e Controladoria
  • MBA em Gestão Estratégica de Negócios
  • MBA em Gestão Comercial
  • MBA em Gestão da Qualidade
  • MBA em Gestão Financeira Empresarial Estratégica
  • MBA em Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis
  • MBA em Gestão em Saúde
  • MBA em Comércio Exterior
  • MBA em Marketing Digital

O momento certo para fazer um MBA virá com a dedicação a carreira e o desejo de evoluir profissionalmente, e oferecerá ao profissional as ferramentas adequadas para isso.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades