Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que é visão sistêmica, importância e 3 características

visão sistêmica

Nem sempre conseguimos compreender o impacto de nossas ações no andamento do trabalho de outras pessoas. Ou ainda, somos capazes de compreender o todo e entender como determinadas decisões afetam a organização. Para isso, é preciso ter uma visão sistêmica, que permite um olhar estratégico para o todo. 

Essa compreensão da organização como um todo oferece uma visão mais aprofundada e permite uma tomada de decisões mais precisa. Mas, o que exatamente é visão sistêmica e como aplicar ela nas empresas? Continue acompanhando o texto, pois vamos explicar tudo. 

O que é visão sistêmica? 

Um profissional atrasa seu trabalho e perde um prazo, fazendo com que a etapa seguinte também saia do planejado. Ou ainda, que outros profissionais tenham que fazer hora extra para concluir a tarefa no tempo pré-estabelecido. É possível dizer que faltou a esse profissional visão sistêmica. 

Mas o conceito, criado por volta da década de 1950, vai muito além. Segundo essa visão, os profissionais devem desenvolver habilidades analíticas para analisar o que vai além do trabalho executado por eles, e entender sua relação com outros setores da empresa, com o mercado e até mesmo com o meio no qual está inserido. 

Com isso, ele é mais assertivo em suas decisões, tem mais capacidade para avaliar as variáveis e prever possíveis resultados. Também se antecipa problemas que podem surgir e é capaz de propor novas soluções. 

No meio corporativo, por exemplo, a visão sistêmica é muito utilizada no setor de Recursos Humanos, já que seu papel é supervisionar e avaliar todos os colaboradores, independente do setor onde atuam. 

Para o RH, adquirir essa perspectiva facilita a compreensão de como as áreas estão interligadas, o que terá impacto em uma série de decisões. Mas essa técnica vai além e pode ser utilizada por todos, seja individualmente ou como equipe. 

Quais são as principais características da visão sistêmica?

Adquirir visão sistêmica pode parecer algo subjetivo, mas esse conceito pode se alinhar ao famoso “pensar fora da caixa”. Só é possível ser criativo e inovador quando se amplia o conhecimento sobre o todo e compreende outras perspectivas. Entenda as principais características dessa abordagem:

1 – Identificação de falhas 

Uma forma prática de observar a visão sistêmica é em uma fábrica. A linha de produção deve funcionar em harmonia para que cada etapa aconteça no momento certo e a matéria-prima se torne o produto final. 

Assim, ao observar o todo, é mais fácil identificar se há falhas em um processo, como uma máquina que não está funcionando como devia, ou uma etapa que está apresentando problemas. 

2 – Avaliação da empresa

A abordagem sistêmica também permite fazer uma avaliação mais aprofundada da organização e entender melhor como as áreas estão conectadas e o que elas necessitam umas das outras. 

3 – Fortalecimento dos objetivos

Se todos estão alinhados, fica mais fácil reconhecer o papel de cada um na busca por resultados. Isso permite que os colaboradores percebam de forma mais evidente seus papéis nos objetivos da organização, criando unidade e fortalecimento das equipes. 

Qual a importância de uma visão sistêmica para uma pessoa? 

A visão sistêmica é benéfica em todos os aspectos da vida de um indivíduo. No âmbito pessoal, facilita a vida em sociedade, criando empatia e permitindo que as pessoas se conectem e se unam para fortalecer os núcleos de convivência, seja a família, seja os moradores do bairro e, de forma mais ampla, as cidades. 

O trabalho, de certa forma, espelha essas relações em sociedade e manter essa perspectiva permite criar conexões baseadas no respeito e na cooperação. 

Quais os benefícios para as empresas?

Além do RH, outra forma prática de compreender a visão sistêmica é por meio das lideranças. O líder deve ter características como a capacidade de observar seu time e entender o que precisa ser melhorado e quais os pontos positivos que podem ajudar a equipe a alcançar seus objetivos. 

Além disso, precisa entender como as atividades realizadas estão de acordo com os objetivos da empresa e avaliar o impacto disso no mercado de atuação. Ampliar os conhecimentos e buscar essa abordagem sistêmica é uma forma eficiente de adquirir essas competências. Para a empresa, isso também oferece diversos benefícios. Confira:

1 – Produtividade

Ao avaliar a organização e compreender as falhas com mais facilidade, é possível ajustar as ações de forma rápida e eficiente. Essa visão também tem impacto no desempenho dos profissionais, resultando em mais produtividade.

2 – Empatia

Isso também permite criar relações mais saudáveis e conexões pautadas pela empatia. Com isso, o clima organizacional melhora e as pessoas se tornam mais dispostas a cooperar umas com as outras. 

3 – Comunicação

Seja em ações formais como as de endomarketing como na atuação no dia a dia, a visão permite uma comunicação interna mais eficiente. 

Para que essa abordagem tenha efeito, é necessário que faça parte da cultura da organização. Já individualmente, os profissionais podem buscar esse tipo de atitude em seu dia a dia profissional, começando com a relação com os colegas e a curiosidade para compreender como outros setores funcionam. 

Além disso, o conhecimento é um importante aliado da visão sistêmica, pois implica na aquisição de novas perspectivas e ajuda os profissionais a ampliar seu conhecimento. Por isso, fazer uma especialização como a pós EAD 6 meses ajuda a formar pessoas mais capazes de avaliar o todo e tomar decisões melhores. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades