O poder dos pensamentos

Poder dos pensamentos

Na maior parte do tempo em nosso dia-a-dia, não nos damos conta de muitos de nossos pensamentos. Tomamos decisões importantes, fazemos escolhas, nos relacionamos, tudo com base em nossos pensamentos, mas não os percebemos. Em alguma situação específica, até racionalizamos demais sobre o que fazer. Mas, mesmo neste momento, o poder de nossos pensamentos está presente e até nossa racionalização é comprometida ou influenciada.

blog banner desconto em pós-graduação

As pessoas vivem a correria do dia-a-dia e quando deitam em suas camas e colocam a cabeça no travesseiro, lá vem os pensamentos.  Perdem o sono e rolam de um lado para o outro na cama. Sobre tudo o que passou, tudo o que aconteceu, sobre o que ainda vai acontecer e, sobre o que nunca aconteceu e/ou nem vai acontecer. Às vezes são acelerados. Uma infinidade deles. Alguns, que você não contaria nem para seu melhor amigo. “Nossa, como posso pensar um negócio desse? ”

Leia mais: 5 livros obrigatórios sobre desenvolvimento pessoal que você deve ler

Vem a ansiedade, o medo, o desespero, a raiva, a angústia e a mágoa. E como consequência, os conflitos, as desistências, as paralisias, o insucesso e as agressões. E essas emoções dominando seu ser, reforçarão o que as originaram. Pensamentos mais fortes, produzirão mais emoções e como em um “beco sem saída”, você estará escravizado pelo poder de suas reflexões. Sem nos darmos conta, são elas que muitas vezes, determinam negativamente nossas ações e por vezes nos paralisam.

Talvez você tenha dificuldade em identificar pensamentos

Somos mais hábeis em falar e perceber o que sentimos. Percebemos com mais facilidade nossas emoções. Mas, e os pensamentos que as antecederam? Não sei se isso já aconteceu com você, mas algumas vezes estamos tristes, sabemos que estamos, mas não sabemos o motivo. Às vezes, diante de algumas situações podemos até mesmo nos perguntar, “nossa, isso não era motivo para eu ficar tão irritado”, ou “não aconteceu nada de mais, porque fiquei tão incomodado? ”. Uma pessoa no trabalho, na escola, na família te irrita sem motivo nenhum aparente. O poder de seus pensamentos está por trás de tudo isso.

E este poder pode te escravizar em emoções negativas e comportamentos inadequados. Porém, pode alavancar para o desenvolvimento de toda sua potencialidade, de todas as suas capacidades e habilidades. Como fazer isso?

Há aqueles pensamentos que chamamos de disfuncionais, pois não possuem evidências de que aquilo pode ocorrer ou se é verdadeiro. “Não posso”, “isso não é para mim”, “não consigo”, “isso é muito difícil”, “nunca vou conseguir”, são exemplos que na maior parte das vezes não temos evidências de que são verdadeiros, mas eles estão em nossa mente. Nos fazem sentir-se, tristes, desanimados, desmotivados, irritados, injustiçados e desistimos ou nem tentamos diante de alguma situação.

Comece a treinar a identificação desses pensamentos disfuncionais. Anote-os quando percebê-los. Questione se são realmente verdadeiros e se possuem evidências de que podem de fato ocorrer, ou estão ocorrendo somente em sua mente. Analise-os, e pense a respeito deles.

A partir deste momento, comece a validá-los. Verás que muitos não eram úteis, mas te incomodavam e traziam emoções negativas diante de várias situações. Não permita que eles te dominem e te escravizem. Te convido a fazer o que chamo de faxina mental. Tire pensamentos sem importância de sua mente. Use o seu poder em prol do desenvolvimento de todo o seu potencial, de todas as suas capacidades e habilidades.

Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias.

Autoria:

Marcos Messias da Silva Justiniano

Professor, Coordenador da Clínica de Psicologia

Faculdade Anhanguera São Bernardo – Vergueiro

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!