Ir para o conteúdo
Você na Pós

Produção Multimídia: tudo que você precisa saber sobre o curso

Homem na frente do computador para ilustrar texto sobre Produção Multimídia

Com o mercado de trabalho sempre se inovando e em constante mudança, quem atua com produção de conteúdo multimídia (imagens, áudios, textos e vídeos) precisa estar antenado sobre as novas linguagens relacionadas às mídias e aos meios de comunicação. Por isso, fazer uma pós-graduação em Produção Multimídia, com ênfase em Audiovisual, pode contribuir para que esses profissionais se atualizem sobre novas ferramentas e tendências voltadas ao segmento.

O curso é indicado às pessoas das áreas de Comunicação Social, Linguística, Artes, Cinema e correlatas. Mas também para aquelas que desejam se inserir neste campo de atuação, produzindo conteúdo digital de diferentes formatos, criar projetos para uma vasta segmentação ou fazer a identidade audiovisual de empresas. Além disso, o profissional com formação em Multimídia tem bastante oportunidade no mercado de trabalho por conta do rápido desenvolvimento das tecnologias digitais.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A pós-graduação em Produção Multimídia oferece ao aluno uma ampla grade curricular com competências teóricas e, sobretudo, práticas. Ele irá mergulhar no universo das plataformas audiovisuais elaborando conteúdo desde o início do curso para se sentir mais preparado para as oportunidades de emprego. Outro ponto alto da especialização é o entendimento da mídia e sociedade contemporâneas, como funciona a legislação dentro da área e a realização de análise crítica.  

Perfil do profissional de Produção Multimídia

O aluno que tem interesse em obter essa certificação precisa gostar muito de criação, de tecnologia, cultura digital, design e empreendedorismo. Além disso, pessoas que têm a facilidade de lidar com ferramentas de computação, de fazer textos e de criar conteúdos audiovisuais podem se dar muito bem na área. Desta forma, quem já trabalha com fotografia, ilustração, marketing, webdesign, programação, produção de áudio e vídeo e conta com habilidades destas profissões se identifica com o curso.

Leia também: 5 blogs de tecnologia para se manter atualizado sobre a área

Vale destacar também que, por ser uma pós-graduação muito dinâmica e com ligação muito direta com a tecnologia, o profissional precisa se atualizar e praticar sempre. Caso não tenha nenhuma experiência anterior, ao entrar no curso, terá muitas aulas com bastante produção. Assim, havendo dedicação durante todo o período, receberá a certificação com a experiência necessária para entrar no mercado de trabalho, tendo, inclusive, um portfólio robusto para apresentar nos processos seletivos.

Por que obter uma certificação em Produção Multimídia

O profissional de Produção Multimídia é muito versátil, pois pode escolher trabalhar no sistema home office, de forma mais autônoma ou para empresas, em agências de comunicação, produtoras de cinema e vídeo, emissoras de TV ou terceiro setor. Esses são alguns dos segmentos que mais procuram esse tipo de profissional. Além disso, há a opção de trabalhar oferecendo consultorias para profissionais liberais, estúdios de fotografia ou design, produtoras de vídeo, editoras gráficas, entre outras.

O mercado de trabalho para os produtores multimídias é bem aquecido, principalmente nas grandes cidades e capitais. Mas é comum também abrirem a sua própria agência, oferecendo serviços, suporte e conteúdo para diversos lugares distintos, pois não há fronteiras quando se trabalha com internet – uma das grandes vantagens. Por conta disso, já começam a empreender tendo o seu próprio negócio. O curso é muito amplo e isso possibilita que a pessoa escolha o nicho para o qual mais se identifica.

Nas empresas, o profissional poderá ocupar cargos como Produtor de Imagem, Produtor de Som, Produtor Cultural, entre outros. Como as instituições também estão passando pela era da transformação digital, é comum que elas precisem deste profissional para que possam ajudá-las a se adaptar ao momento e ao que vem por aí. E isso vale desde as mídias sociais até a produção de roteiros para podcasts, marketing digital e branding, a produção de conteúdo para o portal da empresa etc.

Hoje em dia, existem muitas plataformas disponíveis e o marketing digital está cada vez mais em alta. Isso é algo favorável ao estudante de pós-graduação em Produção Multimídia. Conhecer as principais tendências, nesse mercado, também irá ajudá-lo a prosperar. O Marketing de Conteúdo, por exemplo, já faz parte da realidade de muitas empresas e pensar estrategicamente para atrair o público para o seu negócio é uma forma de gerar conversões.

Então, se você percebeu que gosta desta área, possui as habilidades apresentadas ou gostaria de obter mais conhecimento para aperfeiçoá-las, esse curso pode ser o ideal para você. Vem conferir a grade da especialização da Unopar em Produção Multimídia, com ênfase em Audiovisual. Em um período de 6 meses você já terá a sua certificação estudando com flexibilidade, de onde você estiver, e aprendendo com professores atuantes no mercado. Faça a matrícula hoje mesmo e dê mais um passo na sua carreira.  

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades