As características que os profissionais de sucesso têm em comum

profissionais de sucesso

O sucesso na carreira é o objetivo de todo profissional, certo? Mas, como chegar lá? É fato que um currículo com boas experiências e habilidades técnicas é fundamental, mas os profissionais de sucesso têm algumas características muito valorizadas no mercado e que vão além disso. 

Na verdade, as empresas e os recrutadores buscam cada vez mais profissionais com as chamadas soft skills, também conhecidas como habilidades interpessoais. São profissionais que sabem se comunicar bem, lidar com desafios e têm uma boa relação com os colegas. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Ainda há uma série de outras características que seguem essa linha e colocam um profissional em posição de destaque no mercado. Para além do conhecimento técnico, é importante compreender que a forma como você lida com as situações também contribui ou não para uma carreira bem-sucedida. 

O que os profissionais de sucesso têm em comum?

Já deu para notar que os profissionais de sucesso têm muito além do que apenas conhecimento técnico, né? Se você também deseja uma carreira promissora, listamos abaixo as principais características em comum entre esses profissionais. 

Confira quais são elas e aproveite para desenvolver essas habilidades também!

Proatividade

Pessoas proativas são aquelas que tomam a iniciativa para realizar uma tarefa e não esperam que alguém dê ordens para que o trabalho seja feito. Se você notar, os profissionais de sucesso costumam ter essa característica. 

Essa é uma habilidade bem vista no mercado de trabalho, já que um colaborador proativo consegue ver oportunidades mesmo quando o cenário não é favorável. Sabe quando enxergam apenas obstáculos em uma situação? O proativo consegue tirar o melhor disso e driblar o problema.

Por esse motivo, esses profissionais costumam se destacar nas empresas e acumular projetos e realizações no currículo.

Criatividade

Engana-se quem pensa que a criatividade está restrita às áreas de trabalho ligadas ao mercado criativo, como publicidade e moda. Na verdade, essa é uma característica valorizada em todo o mercado, independente da área de atuação.

Pessoas criativas conseguem ter uma visão “fora da curva” das situações, o que contribui para a tomada de decisões certeiras e que beneficiam a equipe, o projeto ou a empresa de modo geral. 

Um profissional que sempre tem novas ideias, apresenta informações interessantes e boas referências aos colegas se destaca no mercado de trabalho. E essas são ações fruto da criatividade, uma habilidade que o diferencia dos demais.

Resiliência

Você já deve ter percebido como tem se falado tanto em resiliência nos últimos tempos. Isso porque essa é a capacidade de lidar com problemas e se adaptar a mudanças, algo extremamente importante tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. 

No mercado de trabalho, profissionais resilientes destacam-se por lidar bem com os obstáculos e pressões do dia a dia. Por isso, são tão procurados pelos recrutadores nos processos seletivos. 

A resiliência caminha lado a lado com a criatividade e a proatividade, já que uma pessoa resiliente é aquela que encara os problemas de maneira otimista e encontra boas soluções para as adversidades no trabalho. 

Habilidade para dizer “não”

É comum acreditar que se deve sempre dizer sim e aceitar tudo no trabalho, mesmo que seja algo que você não concorde. Seja por medo ou insegurança para expor suas ideias, alguns profissionais entendem que falar sempre “sim” é o melhor caminho. 

Porém, conseguir se posicionar e negar certas coisas também é fundamental. Pode notar: profissionais que atingiram posições de sucesso sabem se impor e dizer “não” quando não concordam com algo. Claro, sempre com respeito e sabendo a hora certa de dizer isso. 

Dominar essa habilidade é também uma forma de evitar sobrecargas e acúmulo de tarefas, o que prejudica a sua produtividade no trabalho. 

Comprometimento

Ser uma pessoa comprometida é importante não apenas no trabalho, mas, quando o assunto é carreira, o comprometimento te leva mais longe. Profissionais realmente dedicados aquilo que se propõem a fazer têm bons resultados e se destacam na área.

É fundamental se envolver e buscar o seu melhor ao realizar um trabalho. Isso vale tanto para as atividades mais simples do dia a dia até grandes projetos. Assim, você sempre garante a entrega de um bom trabalho, além de ser bem visto pela sua liderança.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é algo que deve ser algo praticado diariamente. Quanto mais você se conhece, mais longe você consegue chegar. Profissionais com um bom autoconhecimento sabem identificar seus pontos positivos e quais habilidades precisam trabalhar mais. 

Além disso, o autoconhecimento contribui para você descobrir quais são os seus objetivos e sonhos. Isso é algo fundamental para direcionar a sua carreira e descobrir as melhores estratégias para conquistar um lugar de sucesso no mercado de trabalho.

Dedicação aos estudos

Bons profissionais estão sempre se atualizando e buscando novos conhecimentos. Quanto mais especialista você é em uma área, melhores posições consegue alcançar. As empresas buscam colaboradores qualificados e experts em determinados assuntos. 

Para isso, você pode buscar uma pós-graduação em uma área de interesse, algo que a maioria dos profissionais de sucesso têm no currículo. A especialização permite aprofundar os estudos em um tema, dominando conhecimentos que vão te levar ainda mais longe.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!