Profissional sênior: qual o significado e como alcançar esse nível?

profissional sênior

Ao procurar vagas de emprego, você provavelmente já se deparou com a procura específica por candidatos nível júnior, pleno e sênior, certo? Apesar de ser fácil compreender que essa é uma hierarquia, não é tão simples assim entender exatamente o que tais categorias significam na prática, especialmente ao pensar em um profissional sênior.

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Ele seria um profissional mais maduro? Com mais experiência que os demais? Ou com uma formação mais robusta e consistente? Na realidade, a concepção de um profissional com senioridade pode variar de acordo com a área de atuação e definições de cada empresa, mas no geral, o perfil desse colaborador terá um pouco de tudo o que citamos acima: um pouco mais de idade, larga vivência no mercado e conquistas acadêmicas no currículo.

Para entender melhor esse conceito, e descobrir o que é necessário para alcançar a senioridade profissional, continue lendo o texto e se prepare para fazer anotações.

O que significa ser um profissional sênior? E como ele atua?

Em poucas palavras, podemos descrever os colaboradores seniores como aqueles que já acumularam uma relevante bagagem de experiências profissionais. Isso inclui uma série de possibilidades, como ter muitos anos de vivência no mercado de trabalho, um currículo com pós-graduações, certificações e conquistas expressivas ao longo de sua carreira.

No geral, esse profissional tem mais de 10 anos de atuação em sua área e já passou pelas mais diversas situações no setor em que atua. Essa vivência tem um grande impacto na maneira de enxergar a atividade profissional, lhes conferindo um alto conhecimento do mercado, da profissão e do que é necessário para que um bom trabalho seja realizado.

Por conta de toda sua experiência, ele é um profissional de referência nas empresas, que combina maturidade profissional e emocional para assumir cargos mais altos, seja como um técnico sênior ou um líder. Ele recebe salários mais altos, tem oportunidades de vivências e crescimento diferenciadas e também a confiança da companhia, que acredita em sua capacidade para lidar com questões mais profundas.

Sendo assim, ele costuma ser responsável por equipes, ter em suas mãos as atividades mais complexas, autonomia para tomar decisões estratégicas, capacidade de gerenciar projetos, mentorar colegas juniores ou plenos e solucionar problemas, dentre outras atribuições.

Contudo, atingir a senioridade profissional não significa que você “alcançou a linha de chegada”. Com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, hoje em dia todos precisam se atualizar e agir para não ficar para trás, incluindo quem já tem uma bagagem mais robusta.

Dessa maneira, ser sênior também quer dizer que você tem ainda mais responsabilidades nas suas mãos, afinal, sendo o responsável por tomar decisões e supervisionar equipes, você precisa garantir que está a par das novidades do mercado e atuando dentro das boas práticas do mercado.

Como alcançar a senioridade profissional?

A chave para se tornar sênior está na bagagem profissional somada ao seu conhecimento técnico, e para te ajudar a chegar nesse patamar da sua carreira, reunimos 7 dicas que vão direcionar os seus esforços. Assim, você poderá ser estratégico na hora de tomar decisões e conseguir alcançar seus tão sonhados objetivos.

1 – Seja um profissional dedicado e comprometido

O primeiro passo é ser um colaborador que não mede esforços para ser dedicado e comprometido com o trabalho. Essas duas características são fundamentais para que você consiga se desenvolver ao máximo nas tarefas que já estão sob a sua responsabilidade, independentemente do seu grau hierárquico na empresa.

Isso porque a única forma de assumir novos desafios é dominando aqueles que estão, agora, em suas mãos, para que então você possa “passar de nível” e seguir para as próximas etapas.

Esse conhecimento e experiência serão um grande diferencial para que você compreenda melhor as nuances da companhia e da atuação profissional em si, garantindo uma visão mais abrangente, crítica e capaz de fazer relações importantes na hora de tomar decisões, pensar em novas soluções e ir além.

2 – Saiba qual é o seu principal objetivo profissional

Além disso, não há como conseguir mais senioridade sem decidir qual é o seu foco na carreira. Essa escolha precisa ser feita para que você consiga direcionar os seus esforços, seja com um aprofundamento acadêmico ou com as atividades que você mais irá se engajar no dia a dia do trabalho.

Pode ser que você queira ser um profissional mais generalista, ou deseje se especializar em um tópico, e essa reflexão também vale para entender em que parte do negócio você prefere atuar. Gostaria de ser um líder e gerenciar equipes? Ou preferiria ter um alto grau de conhecimento técnico? Porque profissionais seniores podem ocupar ambas as posições, isso só depende das suas vontades e desejos para o futuro.

3 – Aproveite as oportunidades, incluindo eventos e congressos da sua área

Agora que você já pensou melhor sobre os seus objetivos, e sabe da importância de ser comprometido, chegou a hora de começar a agir. Como adiantamos, “experiência” é a palavra-chave para adquirir senioridade, e uma ótima forma de consegui-la é por meio de oportunidades na sua área.

Busque projetos do seu interesse na empresa onde trabalha, aceite convites para bate-papos, faça networking, converse com líderes sobre a atuação deles, procure eventos que vão te apresentar a novas pessoas e perspectivas, participe de congressos e não tenha medo de errar.

Ao se expor a novas oportunidades, se dispor a realizar tarefas novas e enfrentar o desconhecido, você provavelmente vai cometer alguns deslizes, e isso é normal. O importante é entender que tudo faz parte da sua jornada de desenvolvimento, e que sem alguns desgastes, não é possível aprender e subir novos degraus rumo às suas metas.

4 – Aprenda por meio da observação de seus colegas seniores

Para além de “colocar a mão na massa”, você pode aprender muito observando seus colegas com mais vivência de mercado. Atue como uma verdadeira esponja e pegue para si os melhores comportamentos, posturas, formas de trabalhar e lidar com o ambiente ao seu redor.

Seu papel será absorver o máximo de conhecimento que conseguir, direcionando um olhar crítico a tudo ao seu redor para chegar às próprias conclusões e adicionar cada vez mais bagagem à sua “mochila profissional”.

5 – Invista em uma pós-graduação

Experiência profissional é algo que você adquire tanto no mercado de trabalho quanto em ambientes acadêmicos e, por isso, não deixe de investir em especializações ao longo da sua carreira.

Fazer uma pós significa se atualizar, se aprofundar ainda mais na sua profissão, conseguir direcionar a sua atuação, entrar em contato com pessoas e ideias novas e expandir os seus horizontes.

Toda essa vivência tem um grande valor para a sua jornada, sendo um ponto muito valorizado pelas empresas e essencial para que você ganhe conhecimento e confiança. Assim, você conseguirá assumir novas responsabilidades e cargos com mais tranquilidade e segurança de que é plenamente capacitado.

6 – Aposte no seu desenvolvimento pessoal e emocional

Assim como o desenvolvimento técnico é fundamental, o crescimento pessoal e emocional também não fica para trás. Isso ocorre porque ganhar novas tarefas, compromissos e o dever de coordenar equipes exige um alto grau de maturidade, algo que você adquire tanto com a vivência do dia a dia quanto com o processo de autoconhecimento.

Quanto mais você se conhece, mais você entende suas reações, processos e emoções, ficando mais simples para identificá-los e controlá-los, se necessário, além de conseguir desenvolver novas habilidades comportamentais para trabalhar de forma estratégica e tranquila.

7 – Tenha paciência e foque na sua jornada

Por mais que a ideia de crescer na carreira seja tentadora, é preciso ter calma. Colecionar experiências é algo que demanda tempo e vivências dentro da sua área de atuação, e isso não vai acontecer da noite pro dia.

O “segredo” para se tornar um profissional sênior é focar nos seus objetivos, se expor a novas possibilidades, colocar a mão na massa e ter paciência, trabalhando nessa jornada para que você se torne um colaborador cada vez melhor. Assim, conforme os anos passarem, você vai sentir a diferença chegar de forma natural e, quando menos perceber, já estará assumindo novos cargos e responsabilidades.

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