Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Recebeu uma proposta de emprego? Saiba o que analisar antes de aceitá-la

duas pessoas conversando sobre proposta de emprego

Receber uma proposta de emprego para quem está em busca de recolocação profissional ou simplesmente porque se sente preparado para novos desafios pode ser uma das melhores notícias e motivo de muita alegria – ainda mais quando o processo seletivo é longo e existe muita expectativa. No entanto, é importante sempre analisar todos os pontos antes de dizer “sim” para que não haja surpresas pelo caminho que possam desmotivar você com o trabalho e se decepcionar logo no início.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

Ainda que o mercado esteja muito concorrido, não deixe de avaliar todos os critérios desta proposta de trabalho. Veja se ela está em linha com o que você almeja para a sua carreira profissional e o quanto irá favorecer o seu crescimento. Para isso, antes de dar uma resposta definitiva, pergunte em quanto tempo eles precisam desta confirmação. Caso você queira negociar algum ponto, demonstre entusiasmo pela oferta e agende uma conversa com o responsável para esclarecer dúvidas e tocar neste assunto.

O que fazer quando receber uma proposta de emprego?

1 – Saúde financeira

Antes de aceitar a proposta, pesquise sobre a empresa. Verifique como anda a sua saúde financeira, a posição no mercado, os seus objetivos e as expectativas de crescimento. Por mais que você tenha salários e benefícios bem definidos e que tudo esteja alinhado com o que você busca, é importante ter a segurança de que essas garantias serão mantidas a longo prazo para que você não tenha problemas no futuro. Vale também conversar com pessoas que trabalham ou já trabalharam nesta companhia.

2 – Cultura, valores e responsabilidade social  

Ao pesquisar mais sobre a instituição, não deixe de verificar se a sua cultura e valores estão sendo colocados em prática. Isso pode ser aplicado, por exemplo, ao participar de projetos sociais ou algo direcionado à área de atuação, iniciativas sustentáveis, como ações relacionadas ao meio ambiente, entre outras. Além disso, uma empresa que se preocupa com a responsabilidade social irá sempre avaliar a sua conduta, comportamento e atitudes em prol do bem-estar de todos.

3 – Oportunidades e desafios

Avalie quais são as expectativas da empresa para esse novo cargo e o que espera da pessoa que irá ocupá-lo. A partir disso, você poderá ter uma ideia se as suas habilidades e objetivos condizem com o que foi apresentado. É fundamental ter esse alinhamento para que você tenha certeza se, de fato, está preparado para esta oportunidade e se gostaria de encarar esses novos desafios.

4 – Plano de carreira e salários

Quando se inicia em uma nova oportunidade de trabalho, muitas vezes, o contratado deseja ter uma atuação prolongada nesta companhia. Sendo assim, ouvir qual é o plano de carreira que eles oferecem e como fazer para atingir cada etapa pode ser uma motivação para decidir se aceita assumir a posição. Outro ponto chave é a proposta de salário e como ela funciona ao longo do tempo, quais as competências necessárias para se encaixar em cada uma delas e sua faixa salarial.

Leia também: Como ser aprovado na entrevista de emprego: 6 segredos

5 – Lista de critérios pessoais

Pensar nos critérios pessoais que vão impactar na sua rotina é essencial para que você não venha a ter alguma dificuldade ou arrependimento no futuro. É importante se atentar à localização da empresa, se fica muito longe da sua casa por conta do trajeto que fará todos os dias (isso se não estiver no formato home office), analisar se o salário é compatível com os seus gastos e objetivos, se a empresa condiz com o que você almeja para a sua carreira e com os seus valores, se o dia a dia de trabalho irá influenciar de alguma forma na sua qualidade de vida, entre outros.

6 – Gestão da empresa

Saber quem será o seu gestor ou para quem você irá se reportar também é um item que vale a pena ponderar. Como é o perfil deste líder? Geralmente é possível ter uma ideia pelo estilo da empresa, se ela é mais tradicional ou contemporânea. Mas, se você quer ir mais a fundo, pesquise o gestor no Linkedin e busque informações sobre seus projetos e carreira. Conversar com quem já trabalhou diretamente com ele também é uma boa alternativa para fazer esta avaliação.  

Caso você receba uma proposta de emprego para viajar pela empresa em que trabalha, veja quais são os benefícios de fazer esta viagem, os principais desafios e se eles estão de acordo com o seu perfil profissional. Tente ir atrás de referências conversando com os colaboradores que já passaram por esta experiência. Também vale pesquisar sobre o país, o estilo de vida e a cultura. Procure falar também com brasileiros que atuam no mesmo local e como é viver no exterior – se for uma viagem longa.

Ao analisar esses itens quando receber a proposta de emprego, você se sentirá mais seguro e confiante para tomar a decisão. E por falar em decidir, o que acha de voltar a estudar? O mercado está em constante transformação e, por isso, ter apenas uma graduação não é o suficiente. Então, acesse o portal do aluno Unime e confira os cursos nas áreas de Saúde, Esporte e Estética EAD da Unime Pós-graduação, com duração de 6 e 10 meses, para você, em menos de um ano, já adquirir a sua certificação.

Conheça nossas faculdades