Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Chegou a hora? 9 sinais de que vou ser contratado

Você saiu da entrevista de emprego com a sensação de dever cumprido e que a vaga é sua, mas não sabe se isso realmente vai acontecer ou se é apenas coisas da sua cabeça? “Afinal, quais são os sinais de que vou ser contratado?”, esse pensamento deve ter passado pela sua cabeça.

Mas, dá para saber se foi aprovado para a vaga logo na entrevista? Isso é o que vamos descobrir ao longo deste artigo.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

9 sinais de que vou ser contratado

Pode parecer difícil perceber se a vaga será sua ou não, mas, na verdade, tudo é questão de analisar como foi a conversa com o recrutador e a reação dele a cada resposta sua. Assim, é possível notar alguns indícios positivos do processo seletivo.

De acordo com especialistas de carreira, existem alguns sinais durante a entrevista e que podem indicar se a vaga será ou não sua. O Business Insider, site norte-americano de carreira, listou algumas situações que acontecem na entrevista e que indicam que pode ser a sua chance de conseguir a vaga – e nós trouxemos algumas delas abaixo:

1 – Interesse na conversa

Um dos principais indícios de que o recrutador está interessado em te contratar é a demonstração de interesse na conversa de vocês. Se ele não demora para te responder, faz algumas perguntas além do esperado e tem interesse em ouvir o que você tem a falar são alguns sinais de que você está se saindo bem.

Mas, ele só vai demonstrar esse interesse na conversa se sentir que você está mais interessado ainda. Até porque conquistar a atenção do recrutador é um desafio seu.

2 – Apresenta o ambiente de trabalho

Mesmo que seja virtualmente, o recrutador tem o costume de falar sobre o ambiente de trabalho e como é o espaço que você vai atuar. Quando presencialmente, eles costumam apresentar o escritório e indicar onde você, provavelmente, vai trabalhar. Lembre-se de demonstrar interesse nessa tour e de elogiar o espaço que será seu ambiente de trabalho.

3 – O entrevistador ultrapassa o tempo estimado

Se a entrevista durou mais tempo do que o esperado significa que o recrutador quer saber mais sobre você e isso pode indicar que foi aprovado nos requisitos básicos que a empresa busca. Lembre-se que quando o recrutador dedica um tempo a mais e energia para a conversa pode ser algo promissor.

4 – O recrutador “vendeu” a empresa pra você

É comum ver candidatos se vendendo para mostrar que têm as habilidades que a empresa deseja e, assim, conquistar a vaga. Mas, se você notar que o recrutador começou a falar muito sobre a empresa, pode ser um sinal de que ele quer “vender” o local como a melhor opção para você e pode ser um indício de que estão interessados em tê-lo na equipe.

5 – O entrevistador usou seu nome com frequência na entrevista

Por mais sutil que seja, esse sinal pode significar muita coisa. Pois, quer dizer que a empresa já te vê como parte da equipe e isso é um sinal positivo para o seu processo seletivo.

6 – O recrutador falou sobre benefícios, políticas, remuneração e regalias da empresa

Isso pode parecer o básico de uma entrevista de emprego, mas algumas empresas têm o costume de deixar essas informações para uma segunda etapa do processo ou só quando for enviar a proposta de trabalho. Mas, se ele já começou a falar sobre políticas da empresa, benefícios e o pagamento, existe a chance de você ser o escolhido e receber uma proposta para integrar o time logo, logo.

7 – Informa sobre os próximos passos do processo seletivo

Se no final da entrevista notar um ânimo no recrutador ao falar dos próximos passos do processo, significa que você está entre as opções para o cargo em questão. Mas, nesse caso, a frase “entraremos em contato em breve” não se encaixa. Isso só é possível notar se ele der detalhes mais específicos sobre as próximas etapas, combinado?!

8 – Pede por referências 

Pode ser que isso aconteça no final da entrevista e, caso isso ocorra, certamente é um sinal de que você está no caminho para conseguir a vaga, mas pode depender das suas referências. Ele pode pedir por ex-chefes, colegas de trabalho ou supervisores. Lembre-se: leve esses nomes com você e a forma dele falar com cada um deles. Assim, vai demonstrar que você não teme a nada do que será descoberto.

9 – Faz perguntas até o final da entrevista

Se o recrutador não deixou a conversa acabar logo de cara e continua fazendo perguntas sobre a sua experiência profissional, formação acadêmica e mantém a conversa, é um sinal de que ele tem interesse em seguir com você no processo.

Se você ainda tinha dúvidas sobre os “sinais de que vou ser contratado”, agora isso nem existe mais, não é mesmo? Lembre-se que todos esses sinais só vão aparecer se você demonstrar interesse na vaga, pois o recrutador não vai dar todos esses sinais sem a sua cooperação. Agora, veja perguntas para fazer ao entrevistador.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades