Quais os conhecimentos necessários para trabalhar com Marketing Digital?

Com o avanço da tecnologia, diversas profissões ganharam destaque no mercado de trabalho por conta da crescente necessidade por pessoas qualificadas. Uma delas é o Marketing Digital, que tem gerado cada vez mais opções de cursos devido à alta procura pelos profissionais de Comunicação, Marketing, Administração, Design, Tecnologia da Informação ou correlatos. Dessa forma, quem optar, hoje, por trabalhar com Marketing Digital tem grandes chances de ter uma carreira promissora e oportunidades de emprego, mas também precisa se manter atualizado.  

Com o público cada vez mais conectado, as marcas têm trabalhado estrategicamente para obter resultados eficazes no ambiente digital. Assim, é constante a busca por pessoas que atuem com gestão de redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga, SEO, monitoramento e métricas entre outras. Caso você decida ser um profissional de Marketing Digital, é importante estar sempre conectado às tendências. Como tudo muda muito rápido e essa área é muito dinâmica, esteja atento às novidades do setor, leia sites especializados, participe de eventos e faça pesquisas.

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Vale destacar que, como há várias possibilidades de atuação, você também pode testar para saber aquela que mais se identifica. Como, por exemplo, começar trabalhando com mídias pagas, mas depois perceber que prefere produção de conteúdo e mudar. É importante conhecer todas as competências que abrangem o trabalho de Marketing Digital, mas você pode escolher atuar numa específica. A criatividade também é importante para a rotina desse profissional. Assim, quanto mais você estuda e é curioso, mais desenvolverá a habilidade criativa.

Veja quais os conhecimentos necessários para trabalhar com Marketing Digital

1 – SEO (Search Engine Optimization (SEO)

Trata-se de um conjunto de técnicas que visa melhorar o posicionamento de sites em mecanismos de busca da internet, como Google e Bing. Dessa maneira, é possível obter resultados orgânicos – sem custos para a realização de anúncios. Aqui, o profissional de marketing digital será responsável por aplicar as técnicas de SEO de forma estratégica a fim de possibilitar que o site seja encontrado pelo seu público, no momento certo, garantindo, ainda, uma melhor experiência.

2 – Marketing de Conteúdo

Essa estratégia tem como objetivo atrair clientes por meio de conteúdos envolventes e relevantes. Nesse sentido, valem e-books, vídeos, white papers, posts em blogs e redes sociais etc. Assim, a marca tem grandes chances de manter o seu público engajado e aumentar o número de potenciais clientes. Conhecendo os principais métodos direcionados a essa produção de conteúdo, os resultados aparecem de forma mais rápida e eficiente sem precisar fazer promoção direta.

3 – Mídias Pagas

Para atrair visitantes para o site da marca uma das formas é fazer um anúncio pago. Com esse investimento, é possível promover produtos ou serviços gerando mais visibilidade e leads, além da possibilidade de conversões em vendas. O profissional de marketing digital irá usar plataformas como Facebook Ads, Google Adwords, Linkedin Ads e Instagram Ads para segmentar, criar, gerenciar e mensurar essas campanhas. É possível, ainda, medir (para saber quantas pessoas viram e clicaram no anúncio), analisar os resultados e fazer relatórios completos por meio desse recurso.

Leia também: MBA em Marketing Digital: qual a importância dessa carreira?

4 – Redes Sociais

É difícil encontrar uma pessoa hoje em dia que não tenha uma conta em alguma rede social. É por meio delas que as marcas podem interagir com o seu público e atrair potenciais clientes ou leads. Desse modo, quem atua na área de marketing digital precisa saber o potencial de cada uma das redes e como elas funcionam estrategicamente. Também é importante conhecer sobre a jornada do cliente, estabelecer objetivos e entender as métricas desses canais de comunicação.

5 – Métricas

Como mencionado, as métricas são um componente fundamental no ambiente on-line, pois  permitem a otimização de resultados. Sendo assim, nesse campo de trabalho que contempla o marketing digital, o especialista precisa gostar de analisar dados para mensurar a performance de cada campanha realizada para as marcas. Pode-se também identificar o impacto das estratégias, aprimorar o que for necessário e auxiliar nas tomadas de decisões.

6 – Planejamento

Quando se trabalha com marketing digital é imprescindível elaborar um planejamento de ações alinhado com o negócio da empresa. Desse modo, o profissional precisa estar por dentro de todo esse processo para, assim, alcançar resultados mais assertivos e de acordo com os objetivos previamente traçados. É por meio do planejamento que são definidos, por exemplo, os canais que serão trabalhados com base no público-alvo, a criação de um cronograma para ter o controle de cada ação e postagens na internet, acompanhamento das métricas etc.

Gostou de conhecer mais sobre trabalhar com Marketing Digital? Como essa é uma profissão que está em alta, não perca tempo. Se você gosta da área, tem vontade e se identifica com esse mercado, estude e se torne um especialista em Marketing Digital. Atualmente, existem várias opções de cursos em diversas modalidades de ensino. Pesquise e dê o primeiro passo rumo ao sucesso da sua carreira. Confira os cursos Pitágoras e faça a sua pós-graduação. 

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