Gestão de carreira: o que é e como fazer a sua em 6 passos

gestão da carreira

Não é novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, concorda? Por isso, é extremamente importante estar atento às oportunidades, se preparar para as novas exigências e, principalmente, saber como fazer uma boa gestão de carreira.

Você já parou para pensar como deseja que a sua vida profissional esteja nos próximos 5 ou 10 anos ou sabe qual é o seu maior objetivo de carreira? Se você não tem ideia, significa que você precisa definir uma estratégia de desenvolvimento, sem a qual, as chances de ficar estagnado e frustrado são grandes.

Independentemente do momento profissional que você esteja vivendo, agora pode ser uma excelente hora para parar e refletir sobre como você tem cuidado desse aspecto tão importante da sua vida.

Neste artigo, você saberá o que é gerenciamento de carreira, para que serve e conhecerá os passos necessários para fazer o seu. Confira as nossas dicas!

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O que é gestão da carreira?

Embora muitas pessoas imaginem que fazer cursos e se especializar de maneira deliberada seja um bom caminho para se tornar um profissional bem-sucedido, não é bem assim. É preciso pensar no processo que você seguirá para se desenvolver, e é aí que entram o planejamento e a gestão de carreira.

A gestão de carreira é a capacidade de planejar e administrar a sua carreira de forma estratégica e proativa. 

É um processo no qual você precisará entender quem você é, quais são as suas prioridades e preferências, seus valores profissionais, pontos fortes e fracos, definir os seus objetivos de carreira e implementar uma estratégia que precisará ser monitorada e avaliada de tempos em tempos.

A gestão da carreira profissional é algo que precisa ser feito por profissionais de cargo júnior até sênior e de gestão. Afinal, os objetivos de carreira estão sempre mudando, assim como o cenário econômico e o mercado de trabalho. 

Quando você tem objetivos definidos e faz esse acompanhamento, fica muito mais fácil saber quais soft skills, hard skills e competências são necessárias para dar o próximo passo e, dessa forma, chegar ao topo da sua carreira. 

Qual o principal objetivo da gestão de carreira?

O planejamento e a gestão de carreira são muito importantes para que possamos chegar no ponto mais alto da nossa vida profissional. No entanto, esse não é o foco principal. Na verdade, o maior objetivo da gestão de carreira é o desenvolvimento.

Quando uma pessoa decide assumir a administração da sua carreira, ela se dispõe a aprender coisas novas e desenvolver habilidades que serão importantes não só para um cargo específico, mas para outras oportunidades que possam surgir ao longo da vida.

Ao traçar uma estratégia e desenvolver um plano de gestão de carreira, surge a necessidade da aprendizagem contínua, de adquirir novas competências, adquirir certificações, licenças e outros tipos de qualificações.

É a escolha pela gestão de carreira que vai te tirar da sua zona de conforto e te direcionar para que você faça cursos de extensão, graduação, pós-graduação, participe de workshops, palestras, faça leituras, enfim, busque meios de ser um profissional cada vez melhor.

Como mencionamos anteriormente, os objetivos de carreira podem mudar. Com isso, podemos nos deparar com novas oportunidades e o cenário econômico pode se transformar de uma hora para outra também.

Por isso, o objetivo da gestão de carreira não é simplesmente alcançar uma meta, mas fazer com que, através do desenvolvimento profissional, você consiga se destacar e fazer boas escolhas para a sua carreira.

Como fazer a gestão de carreira?

Agora que você já sabe o que é a gestão de carreira e qual é o seu principal objetivo, é o momento de entender o que você pode fazer para começar a sua. 

Para te ajudar, listamos 6 passos para você seguir. Confira! 

1 – Pense na sua vida profissional a longo prazo

É impossível ter controle sobre tudo o que vai acontecer na vida profissional, mas fazer um bom planejamento pode ajudar bastante.

Por isso, o primeiro passo para uma boa gestão de carreira é estabelecer onde você quer chegar a longo prazo. Para ajudar, pense na sensação de realização que deseja alcançar ao longo dos anos.

Explore suas fraquezas e suas forças em termos profissionais, seus interesses e comece a traçar seu plano.

Já dissemos que o objetivo da gestão de carreira não deve ser apenas uma meta, como um salário ou um cargo específico. É claro que eles são importantes, mas o foco deve ser no quanto você poderá se desenvolver ao longo da sua jornada profissional.

2 – Divida o seu plano em metas menores

Se você já escolheu o objetivo que deseja alcançar na carreira a longo prazo, agora é o momento de organizá-lo em metas menores que você deverá cumprir nos próximos anos.

Este é um passo muito importante da sua gestão, afinal, é ele quem determinará todas as skills, competências, certificações, enfim, todos os meios que você utilizará para se desenvolver e continuar crescendo profissionalmente.

Alguns exemplos de metas que você pode traçar são as seguintes:

  • Buscar cursos que te ajudem a desenvolver as soft skills e hard skills que você precisa para ser um profissional melhor na sua área;
  • Fazer uma mentoria com um especialista da sua área;
  • Tirar uma certificação importante para a sua profissão;
  • Fazer um curso de pós-graduação;
  • Participar das oportunidades que a sua empresa oferece como treinamentos, palestras e bolsas de estudo;
  • Concluir um curso de idiomas e conseguir um certificado de proficiência.

Paralelamente, é importante que você procure mensurar o seu avanço. Faça uma checklist a cada seis meses, por exemplo, para verificar se você está atingindo as suas metas de curto prazo.

Isso é importante para que você saiba se está indo na direção dos objetivos de longo prazo estabelecidos no seu planejamento, e se eles serão cumpridos dentro do tempo esperado.

3 – Transforme o feedback em um hábito 

O terceiro passo do seu plano de gestão de carreira costuma ser um ponto sensível para muitas pessoas, mas acredite: sem ele, é impossível atingir o desenvolvimento profissional que você deseja.

O feedback é um hábito que nos permite saber o que estamos fazendo bem e o que ainda é preciso melhorar e, dessa forma, ter mais controle sobre a direção que a nossa carreira está tomando.

Você já parou para pensar em como se sente recebendo um feedback? Sabemos que nem todo mundo enxerga esse momento de escutar uma opinião honesta sobre o seu desempenho como algo confortável, e isso é compreensível.

Porém, o feedback é a forma mais rápida de descobrir onde você está errando e de procurar agir para ser melhor ou desenvolver o que ainda está faltando.

É importante modificar a mentalidade a respeito dessas conversas e entender que, independentemente do conteúdo, se ele for feito de forma construtiva e funcionará como uma espécie de presente para a sua carreira.

Já pensou quanto tempo você demoraria para descobrir sozinho que não está agindo conforme o esperado?

Então, comece a solicitar feedbacks sobre o seu trabalho mais vezes e avalie se aquilo faz sentido para você. Depois disso, identifique o que tem que fazer para melhorar e veja como você se desenvolverá profissionalmente muito mais rápido do que antes.

4 – Aprenda a “vender” os seus resultados

Fazer uma boa gestão da carreira significa dominar todos os seus aspectos – e um dos mais importantes são as suas conquistas.

É necessário que você saiba quantificar seus resultados. Saber falar sobre as metas que você atingiu, dos projetos e do seu desempenho em forma de números é extremamente importante.

Isso permite que você tenha argumentos que justifiquem o seu valor e é o que as empresas realmente procuram – pessoas que possam contribuir para o atingimento de seus resultados mesmo nos cenários mais desafiadores.

Quando você tem consciência das suas conquistas, fica mais fácil fazer o seu marketing pessoal, conquistar uma vaga que você deseja, justificar um aumento ou ser considerado para uma promoção.

Então, o que você precisa fazer agora é criar o hábito de documentar todos os seus resultados, aprender a contar sobre eles para as pessoas, seja no LinkedIn, seja currículo ou durante uma entrevista de emprego. 

5 – Saia da sua zona de conforto

Sabemos que sair da zona de conforto é algo bastante desafiador, mas quando o assunto é a sua carreira, não existe outro caminho a não ser se arriscar. Sem se expor a situações novas, você compromete o aspecto mais importante da gestão da carreira, que é o seu desenvolvimento.

Por isso, quando estiver diante de novas oportunidades, existem algumas perguntas que você pode se fazer para entender se o risco vale a pena: 

  1. Esse novo emprego, cargo ou promoção me ajudará a aprender coisas novas?
  2.  Através dessa oportunidade, terei a chance de estabelecer novas relações e ampliar minha rede de contatos? 
  3. Terei maior destaque dentro da minha área ou no mercado de trabalho se aceitar essa oportunidade?

Cada resposta positiva que você der para essas perguntas significará que vale a pena sair da zona de conforto. 

6 – Dedique tempo à sua gestão de carreira

O último passo para fazer uma boa gestão da carreira é dedicar tempo para administrá-la, como se você fosse uma empresa. É preciso parar para analisar os diversos setores da sua vida profissional e entender o que é necessário melhorar para que você atinja seus resultados.

Veja algumas dicas do que você pode fazer:

  1. Separar entre 2 e 4 horas semanais para se dedicar ao networking, seja presencialmente ou em redes sociais como LinkedIn.
  2. Dedicar ao menos uma hora por semana à atualização dos seus perfis em redes sociais profissionais, fazendo postagens e compartilhando conteúdo de valor sobre a sua área de atuação. 
  3. Sempre que atingir um novo resultado, separe um tempo para incluí-lo no seu currículo, portfólio, perfis em sites de vagas e LinkedIn. Lembre-se de que saber mostrar suas conquistas é fundamental para provar o seu potencial às empresas.

Criar esses hábitos é uma forma de investir na sua carreira e te ajudarão a ter domínio sobre todos seus aspectos.

Qual a importância da gestão de carreira?

Como você acabou de ver, o planejamento e a gestão de carreira exigem bastante dedicação, mas todo esse esforço compensa diante da importância que ela tem.

Uma boa gestão gera resultados na sua carreira que são capazes de impactar toda a sua vida de uma forma positiva. Ela permite que você mantenha um nível de controle maior sobre os desdobramentos da sua vida profissional e decida o que fazer com ela.

É através da gestão de carreira que você terá domínio sobre onde você trabalhará, com o que trabalhará e por quanto tempo.

Além disso, ela é importante por ser uma ferramenta que auxilia a alcançar os objetivos pessoais também. Ela nos empodera no sentido de permitir tomar decisões no tempo adequado e com confiança.

Mas não é só isso. O gerenciamento de carreira também é importante para vários outros aspectos profissionais, como os seguintes: 

1 – Autoconhecimento

Através da gestão de carreira, você conhecerá as melhores opções para você e poderá fazer escolhas de forma mais segura. Você saberá quais são as áreas, cargos e empresas compatíveis com as suas habilidades e seus valores.

2 – Autodesenvolvimento

Todo esse processo exige disciplina, foco, força de vontade e estudos, para que você escolha uma carreira e possa se desenvolver nela. A longo prazo, tudo isso será uma grande vantagem competitiva para você. 

3 – Satisfação com a carreira 

É bastante comum encontrar pessoas insatisfeitas com o rumo que a sua vida profissional tomou, e isso acaba refletindo em sua saúde física e mental. 

Mas quando você é capaz de gerenciar a sua carreira, consegue fazer escolhas melhores e, com isso, a sua autoestima e motivação aumentam, a sua vida ganha propósito e você fica mais comprometido com o trabalho.

Como a pós-graduação contribui para a sua carreira?

Como você viu, um dos principais objetivos da gestão de carreira é promover o seu desenvolvimento profissional. A educação e o aprimoramento contínuo precisam fazer parte desse processo para que você desenvolva as habilidades que te levarão aonde você deseja chegar.

Nesse sentido, um curso de pós-graduação, como as especializações e o MBA, podem te ajudar bastante.

A pós-graduação é uma modalidade de curso do ensino superior realizada depois da formação em uma graduação, que pode ser um bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Então, depois de se formar, você pode se matricular em uma pós-graduação para dar continuidade aos seus estudos, escolhendo uma área específica para se especializar.

É possível escolher entre as modalidades lato sensu, que incluem as especializações e MBAs, e o stricto sensu, que abrange o mestrado, doutorado e pós-doutorado, e é voltado para quem deseja seguir a carreira acadêmica. 

As especializações e MBAs são aqueles voltados para quem deseja se especializar e usar seu conhecimento para atuar no mercado, seja trabalhando dentro de empresas ou empreendendo.

Elas têm carga horária de 360 horas e podem ser concluídas em apenas 6 meses (quando realizados no modo intensivo), além de poderem ser cursadas totalmente a distância, na modalidade EAD. Durante esse período, os alunos têm aulas com professores que são especialistas do mercado. 

Estes são os principais benefícios da pós-graduação para a sua carreira:

  • Obter mais oportunidades no mercado de trabalho; 
  • Se tornar especialista e referência na sua área;
  • Conseguir um significativo aumento de salário;
  • Manter seus conhecimentos atualizados e conhecer novas tendências;
  • Desenvolver importantes soft skills para a sua atuação profissional;
  • Alcançar a tão desejada promoção em seu trabalho atual;
  • Conhecer novos profissionais e aumentar o seu networking;
  • Ter a base necessária para empreender ou se tornar um líder;
  • Fazer uma transição de carreira de forma estratégica.

Sem dúvidas, a pós-graduação é um investimento indispensável para o desenvolvimento da sua carreira e que colabora para o alcance dos seus objetivos pessoais e profissionais. 

Qual a relação entre gestão de carreira e empregabilidade?

Se você acompanhou este artigo até agora, sabe que uma boa gestão de carreira te oferece ferramentas que irão colaborar para o seu sucesso profissional, e isso tem tudo a ver com a empregabilidade.

A empregabilidade nada mais é do que um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais, competências e conhecimentos que aumentam as suas chances de conseguir um emprego ou uma promoção. Ela também é capaz de te manter como um profissional competitivo, sendo sempre considerado para oportunidades de trabalho pelos recrutadores.

Concorda que, ao fazer e implementar o seu plano de gestão de carreira, seguindo todos os passos que mencionamos anteriormente, você garantirá a sua empregabilidade?

Toda a dedicação que você coloca na administração da sua vida profissional fará com que você seja sempre adequado para o mercado de trabalho, mas que também se destaque, saiba se adaptar a diferentes cenários e mantenha-se longe do desemprego até mesmo em cenários de crise. 

Por que soft skills e hard skills são importantes? 

Você deve ter notado que durante este artigo falamos bastante sobre o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, e o motivo é bastante relevante.

Há muito tempo, recrutadores e executivos já dizem que as hard skills farão com que você consiga a entrevista e as soft skills te garantirão o emprego. Portanto, não acredite que apenas o conhecimento técnico fará com que você seja bem-sucedido na carreira.

Embora as hard skills – habilidades que adquirimos através do aprendizado, do estudo e da prática – sejam extremamente importantes para realizar o trabalho, precisamos ter soft skills bem desenvolvidas.

As soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais, são as características pessoais e os traços de personalidade.

Juntas, essas competências se complementam. Sendo assim, um profissional que atende a todos os requisitos técnicos e comportamentais de uma vaga será o mais adequado e considerado para ocupá-la.

Por exemplo, vamos imaginar que um engenheiro civil tenha grandes conhecimentos técnicos e uma formação acadêmica incrível, mas não saiba trabalhar em equipe e não tenha boas habilidades de comunicação.

Certamente, ele não conseguirá atingir o topo de sua carreira, afinal, além de fazer bons projetos, ele precisa transmitir suas ideias para os outros profissionais e trabalhar de forma colaborativa com mestre de obras e arquitetos.

Então, um profissional completo precisa ter boas soft skills e hard skills desenvolvidas.

Mas, afinal, você sabe quais são as habilidades comportamentais mais importantes para a sua carreira?

A verdade é que, de tempos em tempos, as soft skills mais demandadas vão mudando junto com as necessidades do mercado de trabalho.

No entanto, de acordo com a Robert Half, consultoria de recursos humanos e carreira, atualmente, as habilidades comportamentais mais exigidas pelas empresas são as seguintes:

  • Comunicação;
  • Adaptabilidade;
  • Flexibilidade;
  • Perfil analítico/visão estratégica;
  • Senso de dono/visão do negócio;
  • Resiliência;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Alinhamento cultural;
  • Inteligência emocional;
  • Liderança.

Neste artigo, você conheceu o que é o gerenciamento de carreira, seu principal objetivo, por que ele é importante para o seu crescimento profissional e os passos necessários para que você possa começar o seu.

Além disso, você também viu como uma pós-graduação pode colaborar para o seu desenvolvimento, como a gestão é fundamental para garantir a sua empregabilidade, e as principais habilidades que você precisa adquirir para atingir o sucesso profissional.

Esperamos que você possa seguir todas as nossas dicas, fazer a sua gestão de carreira da melhor forma possível e, dessa forma, se desenvolver profissionalmente e alcançar seus maiores objetivos.

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