Qual a importância de desacelerar? Saiba tudo sobre o tema!

mulher olhando para montanhas para ilustrar texto sobre a importância de desacelerar

Uma das principais características do mundo moderno é a agilidade. Com a internet, a informação passou a ser transmitida mais rapidamente, e alterou profundamente nosso comportamento. A vida nas grandes cidades também contribui para esse processo, e é muito comum as pessoas acharem que precisam de mais horas no dia. Com toda essa pressa, muitos esquecem da importância de desacelerar

Porém, essa vida corrida pode ter um preço alto, não só na saúde, como também nas nossas relações pessoais. A lista de afazeres parece não parar de crescer e parece cada vez mais difícil realizar algumas tarefas simples. Como consequência, a vida entra em piloto automático e as atividades são realizadas sem dar tempo de parar para apreciar os resultados. 

Muito popular no Brasil, o filme “Click”, estrelado pelo ator Adam Sandler, mostra de forma lúdica como esse processo pode afetar nossa vida. O personagem principal precisa dedicar muitas horas ao trabalho e não tem tempo para “se distrair” com a família. Ao ganhar um controle remoto especial, ele começa a acelerar esses momentos de lazer, até que vê sua vida inteira passar na sua frente, sem poder aproveitar os bons momentos. 

O controle remoto mágico pode não existir, mas a metáfora do filme é bem clara: se não pararmos para aproveitar os momentos de tranquilidade com quem amamos, podemos nos arrepender depois. 

Encontrar esse equilíbrio, porém, não é fácil. O mercado de trabalho é cada vez mais exigente, e aumentar a carga horária pode ser a única forma de garantir um bom desempenho e se destacar. 

Por outro lado, o excesso de trabalho não significa mais produtividade, e sim o efeito reverso. Ao contrário do que muitos pensam, ser multitarefa não é eficiente, já que nosso cérebro tem dificuldade para focar em mais de uma tarefa que requer raciocínio ao mesmo tempo, o que induz ao erro e diminui a efetividade. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

A importância de desacelerar

Os últimos anos trouxeram muitas mudanças na forma como as pessoas encaram o trabalho. De casa, alguns tiveram dificuldade de desenhar uma linha entre o fim dos expediente e o começo do descanso, e ter o trabalho no mesmo ambiente onde relaxam, para muitos, significou não relaxar mais. 

Por outro lado, ou até por consequência disso, as pessoas começaram a repensar o que elas esperam de um emprego, e buscar opções onde fosse mais fácil conciliar outros aspectos como vida pessoal e bem-estar. 

Uma tendência que tem ganhado força nos últimos anos é a flexibilidade no ambiente de trabalho. Profissionais buscam vagas onde podem trabalhar de casa ou fazer horários alternativos.  

Além de garantir um equilíbrio com a vida pessoal, desacelerar também ajuda a saúde mental. O Brasil é o segundo país do mundo com mais casos de burnout, e há alguns anos ocupa o primeiro lugar no posto da ansiedade. 

Esse ritmo frenético do dia a dia faz com que as pessoas tenham que tomar milhares de decisões por dia, gerando um cansaço e desgaste que pode ter consequências graves na saúde. 

A única forma de evitar problemas mais graves é desacelerando. Isso não significa diminuir totalmente o ritmo da vida, mas sim buscar pequenas mudanças que tornem o dia a dia mais tranquilo e prazeroso. Veja algumas dicas para começar a diminuir o ritmo: 

Durma bem

Especialistas recomendam 8 horas como o tempo ideal para um adulto dormir. Algumas pessoas não precisam desse tempo, mas em geral, ele é necessário. Tente delimitar a hora de deitar para garantir que terá uma boa noite de sono.

Pratique exercícios

Tirar 15 minutos do dia para praticar uma atividade física já trará benefícios. Se for difícil incluir na rotina, tente fazer parte do caminho até o trabalho a pé, e use as escadas sempre que puder. 

Foque em uma coisa por vez

Se lembrar de alguma atividade enquanto está realizando outra, anote em um papel mas não abandone seu foco. Isso inclui não acessar redes sociais enquanto termina uma leitura, ou acessar os e-mails antes de entregar um projeto. 

Dedique-se a hobbies

Se você tem uma atividade pessoal que gosta muito, tente dedicar um tempo na sua rotina para ela sempre que possível. Isso vai te distrair e dar uma sensação de prazer e realização pessoal. 

Destine tempo para seu desenvolvimento

Desacelerar não significa parar de investir na carreira. Muitas vezes, falta tempo na rotina justamente para investir em estudos e especializações. Busque maneiras de aliar seu crescimento profissional e escolha opções que façam mais sentido no seu cotidiano, como uma pós-graduação online

Saiba dizer não

Não é fácil dizer não, mas muitas vezes é necessário. Existem limitações para isso, especialmente no trabalho, já que nem sempre podemos nos recusar a fazer uma tarefa, mas tente manter uma comunicação aberta com as pessoas e, vez ou outra, se dê ao luxo de se recusar a fazer algo para simplesmente não fazer nada. 

O papel das empresas 

Compreender as consequências negativas de uma rotina acelerada de trabalho, além de garantir que os funcionários tenham boa qualidade de vida é um importante papel de um RH humanizado.

A área de Recursos Humanos é responsável por acompanhar a jornada dos colaboradores, e deve compreender se ela está excedendo os limites de horário e de atividades possíveis para o dia. 

Veja se eles estão tirando férias ou acumulando, ofereça dias de folga pontualmente, além de pausas eventuais ao longo da semana. Entender a importância de desacelerar permitirá que eles apoiem seus funcionários e contribuam para seu crescimento. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!