Como assumir o controle da carreira? 7 passos para seguir

mulher no escritório para ilustrar texto sobre assumir o controle da carreira

Trilhar uma carreira profissional é um caminho longo e, muitas vezes, desafiador. Existem inúmeras razões para isso acontecer, desde insatisfação com o cargo atual até problemas com a própria organização. A consequência disso é um profissional perdido, que precisa assumir o controle da carreira

Por mais que possa parecer difícil e solitário passar por isso, o fato é que é muito comum e a maioria das pessoas vai passar por um momento na carreira onde se sente perdido. O importante ao perceber isso é entender o que fazer para mudar essa realidade. 

Por que assumir o controle da carreira?

A maior parte da vida adulta é passada trabalhando e, ao contrário do que muitos pensam, a carreira profissional não é sempre um processo de subida, degrau por degrau. Em alguns momentos podemos estagnar, ou até mesmo recomeçar em cargos mais baixos para chegar onde queremos. 

Os altos e baixos fazem parte do processo e gerenciar a carreira é muito parecido com o que fazemos na vida pessoal, uma mistura de momentos bons e ruins. Porém, ao não assumir o controle, essa oscilação aumenta, assim como o descontentamento profissional. 

É preciso traçar um plano e criar objetivos para a carreira, para então subir os tais degraus. Ao visualizar as etapas do processo, e criar metas concretas, fica mais fácil seguir o caminho e se livrar dessa insatisfação. Esse planejamento também substitui as incertezas e gera motivação, pois te mostra onde quer chegar. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como começar?

Desenvolver esse planejamento e assumir o controle da carreira exige dedicação e desenvolvimento pessoal. Em alguns casos, por mais que o profissional seja dedicado, seu esforço não é notado pelos gestores, e essa habilidade precisa ser trabalhada. Em outros, fazer especializações o tornará mais apto a conquistar uma posição de destaque dentro da organização.  

Pode ser difícil no começo, mas é preciso ter calma e assumir o comando da sua trajetória. Confira nossas dicas:

1 – Trabalhe sua imagem profissional

O primeiro passo é entender quais são seus pontos fortes no trabalho e usar isso a seu favor. Saber se valorizar trará confiança na hora de apresentar projetos, novas ideias ou até mesmo para se destacar na equipe e ficar no radar dos gestores. Sempre há pontos para melhorar, mas suas características positivas vão ajudar a direcionar a carreira. 

2 – Faça um plano de carreira

Se sentir que sua carreira está estagnada ou que não sabe para onde ir, é preciso avaliar o momento atual e criar estratégias. Entenda seu momento presente e se pergunte o que você quer. A resposta pode ser uma recolocação dentro da empresa, um novo cargo, trabalhar em outro tipo de organização ou até mudar de carreira. Para ter direcionamento e controle, primeiro é preciso saber onde quer chegar. 

3 – Construa uma rede de contatos

Mesmo se o objetivo for permanecer na empresa, mas crescer profissionalmente, ter uma boa rede de contatos é uma estratégia importante. O networking é construído aos poucos, com bons contatos e profissionais feitos dentro e fora da organização. Além de ajudar a criar uma imagem profissional positiva, pode abrir caminhos e apresentar pessoas que serão referência para a sua carreira. 

4 – Busque bons mentores

O que leva ao passo seguinte: encontre um profissional para ser seu mentor. Na vida, há muitas pessoas que nos inspiram, seja um familiar, seja um profissional que é referência. Mire-se nessa pessoa e, se possível, converse com ela para pedir dicas. A experiência traz ensinamentos valiosos, e seguir os passos de quem se admira pode oferecer as estratégias necessárias para traçar o próprio caminho. 

5 – Busque feedbacks e trabalhe para melhorar

Da mesma forma que os pontos positivos devem ser destacados, os negativos podem ser melhorados. Ouça o que colegas, gestores e até amigos dizem sobre você e entenda como melhorar a sua atuação profissional com base nisso. Algumas pessoas, por exemplo, podem ter dificuldade em trabalhar em equipe, e isso prejudica a relação no dia a dia. Entenda quais são essas melhorias e busque formas de evoluir constantemente. 

6 – Torne-se um especialista

Sempre há algo novo para aprender, e profissionais que se especializam encontram melhores oportunidades no mercado de trabalho. As empresas e recrutadores veem como um sinal de dedicação quando um profissional está buscando novos conhecimentos, seja a realização de cursos livres ou idiomas. 

Além disso, alguns cargos exigem habilidades específicas, o que significa uma especialização depois da graduação. A pós EAD Anhanguera pode ajudar no crescimento profissional, e o formato online facilita a adaptação em uma rotina intensa. Além disso, existem opções com duração de 4 meses, o que agiliza o avanço da carreira. 

7 – Planeje a longo prazo

Como dissemos, passamos a maior parte da vida adulta trabalhando, portanto pensar a longo prazo permitirá uma constante evolução. Não é simples entender hoje onde quer estar em 10 ou 15 anos, mas ter metas para o futuro ajudarão a não parar no meio do caminho e assumir o controle da carreira.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!