O setor de Recursos Humanos tem um papel amplo dentro de uma organização, que vai muito além de processo seletivo e folhas de pagamento. Para os profissionais que atuam ou desejam atuar nesse meio, entender o que é gestão estratégica de pessoas pode ser um diferencial para se destacar nas empresas e desenvolver um planejamento para o crescimento dos colaboradores.
Esse campo do RH tem uma função essencial na retenção de talentos e desenvolvimento de novos líderes, e pode contribuir para a diminuição do turnover e melhora no desempenho dos colaboradores.
Sua atuação é focada exclusivamente nas pessoas e em como elas podem crescer internamente, alinhadas com os objetivos da organização. Os profissionais que atuam com a gestão de pessoas costumam ainda atuar de forma transversal, ou seja, além dos colaboradores, precisam estar alinhados com setores administrativos e outros que impactam os negócios.
Quais são os objetivos da gestão estratégica de pessoas?
A gestão de pessoas tem foco no desempenho e desenvolvimento dos colaboradores, desde o processo seletivo até processos demissionais ou aposentadorias.
Seu foco é avaliar a performance, buscando formas de incentivar as equipes a melhorar a produtividade, enquanto também garante seu bem-estar. Confira os principais objetivos da gestão de pessoas:
Engajamento dos colaboradores
Por meio de avaliações de desempenhos e outras ações estratégicas, esse time tem a função de avaliar o trabalho das pessoas e oferecer feedback sobre sua atuação. Isso deve ser feito regularmente, levando em consideração incentivos para que eles se mantenham motivados.
Plano de carreira
Também é nessa área que são desenvolvidos os planos de carreira. Esses profissionais devem ser capazes de avaliar a performance e encontrar caminhos para que os colaboradores continuem evoluindo.
Assim, há um plano de carreira claro, e todos conseguem visualizar as oportunidades de promoção, bem como compreender as responsabilidades e habilidades necessárias para isso.
Desenvolvimento de lideranças
Também cabe à gestão estratégica reconhecer e treinar profissionais capacitados a ocupar cargos de liderança. Alguns colaboradores têm características de líder mais apuradas, mas outros podem ter o perfil baseado em seu conhecimento técnico, mas ainda precisam desenvolver certas habilidades.
Para isso, é preciso oferecer treinamentos e fortalecer os aspectos considerados importantes para ser um líder. Isso também vale para quem já ocupa essa posição, já que o meio corporativo está sempre em processo de atualização e há oportunidades de melhorias.
Comunicação e trabalho em equipe
Esse olhar focado nos colaboradores também permite que eles estabeleçam e estimulem uma comunicação efetiva. Com isso, os colaboradores compreendem que podem ser honestos sobre sua atuação, fortalecendo também a comunicação com as outras pessoas da equipe.
Qual a importância da gestão estratégica?
Nem toda empresa tem isso claro, mas as pessoas são o principal ativo da empresa. Além de serem os responsáveis por executar as tarefas, também têm capacidade de enxergar oportunidades e lidar com imprevistos baseados em suas experiências e atuação diária.
Por isso, empresas que têm como prioridade a gestão de pessoas criam um local de trabalho com pessoas motivadas, pois veem claramente quais oportunidades podem ter ao se destacarem. Entenda a importância da gestão de pessoas na empresa:
Retenção de colaboradores
Com uma gestão bem desenvolvida, as contratações são mais assertivas e os colaboradores mais satisfeitos com seu trabalho. Além disso, eles se sentem valorizados, o que faz com que se sintam menos instigados a mudar de empresa.
Fortalecimento da cultura organizacional
Quando uma empresa se estabelece no mercado, ela promove sua missão e valores e isso serve como base para sua atuação frente ao público externo. Essa cultura organizacional deve ser refletida internamente, e tem como resultado equipes que possuem os mesmos valores e apresentam fit cultural com a instituição.
Maior produtividade
Todas essas questões têm impacto direto no desempenho dos colaboradores. Em um lugar onde se sentem valorizados e sabem que podem crescer e evoluir, eles têm mais chance de manter uma alta performance, resultando em alta produtividade para a empresa.
Qual é a importância da gestão estratégica para gestão de pessoas?
A gestão estratégica oferece um ambiente de trabalho mais leve e adequado. Isso não significa que não haverá pressões, mas sim que os profissionais são respeitados e podem focar seus esforços em atividades que, de fato, terão impacto nos resultados da empresa.
Para os colaboradores, mais do que estabilidade, oferece a chance de crescer, se tornar líderes, ter melhores benefícios e remunerações, abrindo espaço para que eles sigam se desenvolvendo.
Os profissionais são incentivados a seguir estudando e se capacitando com cursos livres ou uma pós-graduação rápida que oferecerá ferramentas que os ajudará nessa evolução da carreira.
Eles ainda são incentivados a desenvolver novas habilidades o que os tornará fundamentais para que a própria empresa cresça e inove.
Ter um RH estratégico coloca o colaborador no papel central e oferece as ferramentas para que ele ajude a empresa a prosperar.
Por isso, entender o que é gestão estratégica de pessoas permite que as empresas desenvolvam esse modelo de administração e contem com equipes determinadas e alinhadas com seus objetivos.