Todo mundo está familiarizado com o estágio durante a graduação, até porque é uma forma muito conhecida e importante de ganhar experiência na sua área de estudo. Mas quando ingressamos na pós-graduação, surge a dúvida: será que é preciso fazer estágio?
A resposta é que, embora não seja obrigatório, é possível estagiar durante a pós. E melhor ainda: essa experiência também pode te oferecer muitas vantagens, como veremos a seguir.
Como funciona o estágio durante a pós-graduação?
A Lei nº 11.788/2008, que também é conhecida como Lei do Estágio, autoriza alunos do Ensino Técnico, Ensino Médio e Ensino Superior a estagiarem. Por isso, não existem diferenças nas regras para estagiar na graduação ou na pós.
Ou seja, assim como na graduação, o estágio durante a pós deve ser realizado por, no máximo, 6 horas por dia, com direito a 30 dias de férias depois de 1 ano de trabalho. O estágio em uma empresa não pode exceder o período de 2 anos.
Quais são as vantagens de ser um estagiário durante a pós?
Quando você está cursando uma especialização, o tempo dedicado às pesquisas, leituras e aos estudos devem ocupar grande parte do seu tempo. Por isso, ter a possibilidade de trabalhar durante apenas 6 horas pode te ajudar a conciliar tudo.
Outra vantagem de estagiar durante a pós, é a oportunidade de ter uma experiência completa de imersão, unindo a teoria à prática. Por isso, o estágio é muito indicado para quem nunca atuou na área ou para aqueles que estão fazendo uma transição de carreira.
Essa oportunidade também pode ser aproveitada para fazer contatos profissionais e aumentar o seu networking. Afinal, em breve você terá o seu certificado e poderá ser chamado para ocupar uma vaga na empresa em outro regime de contrato, como CLT, por exemplo.
Leia mais: Mitos e verdades sobre a pós-graduação e o MBA EAD
É possível fazer estágio durante o mestrado e doutorado?
Os alunos que estejam cursando a pós-graduação stricto sensu podem realizar o estágio de docência. Essa é uma atividade curricular que envolve a participação do aluno nas atividades de ensino da instituição, e deve ser supervisionada pelo orientador.
No final do semestre, o aluno precisa dar uma aula da disciplina do professor que o acompanhou, para que a sua experiência seja validada.
É importante ressaltar alguns pontos:
- Essa não é uma atividade remunerada, mas com certeza é vantajosa para profissionais que queiram ganhar experiência prática e complementar o currículo Lattes.
- As regras podem mudar de acordo com cada instituição.
Leia também: Por que apostar na pós-graduação nos momentos de crise
Onde posso fazer uma boa pós-graduação?
Agora que você já viu como funciona o estágio durante a pós-graduação, que tal escolher uma instituição de ensino que vai te ajudar a crescer na sua profissão?
Fazendo a Pós-graduação UNIME, você recebe apoio personalizado e conta com um sistema de ensino que te prepara para o mercado de trabalho de forma dinâmica. E o melhor é que você pode fazer a sua Pós EAD, com flexibilidade de horário e de lugar, e se formar em 6 meses na modalidade intensiva.
Acesse o Portal Pós UNIME, escolha entre os diversos cursos disponíveis, faça a sua inscrição e garanta já o futuro da sua carreira!