Profissionais com perfil de liderança seguem entre os mais valorizados do mercado de trabalho na atualidade. Mas, você quais são, afinal, as principais competências de um líder? Alguém que lidera precisa inspirar outras pessoas e, ao mesmo tempo, assumir a responsabilidade das decisões que toma.
Então, quais as principais competências de um líder?
Quer conhecer melhor algumas destas habilidades de um líder? Acompanhe abaixo:
Ter equilíbrio emocional
Foi-se o tempo em que gestores de equipes ou áreas inteiras faziam seus colaboradores seguirem instruções através de uma política de medo e não de admiração ou colaboração. Líderes inspiradores têm equilíbrio emocional para manejar momentos difíceis – como quando precisam demitir alguém ou colocar mais pressão no time – e são capazes de exercitar a empatia. Também sabem entender suas próprias demandas emocionais e costumam não repassá-las para os outros.
Ser flexível para encarar desafios
Lidar com deadlines apertados, entregas que precisam ser renegociadas ou qualquer outro tipo de imprevisto da própria área exige que o profissional no posto de líder se manifeste de forma proativa para resolver a situação. É muito próprio de quem tem perfil de liderança não se ater ao problema – e, sim, à solução. E, desta forma, pensar “fora da caixa” para encontrar uma forma de executar as demandas e chegar ao objetivo.
Mostrar habilidades de negociação
Mesmo que não se trate de um cargo ligado a vendas ou qualquer outra demanda comercial, a negociação aqui está relacionada ao fato de que o bom líder sabe manejar prazos, entregas e expectativas tanto com funcionários de diferentes hierarquias. Faz parte de ser inspirador saber como cobrar mais e quando ceder em se tratando de demandas tanto de dentro do time que lidera ou da empresa como um todo.
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Assumir responsabilidades
O bom líder toma para si as decisões que, juntamente com seu time, optou por tomar. Mesmo que o resultado não seja como imaginado no princípio, é a postura de líder que faz com que o profissional se destaque, representando os outros e sugerindo que rumos tomar. Gestores ou líderes que não assumem as responsabilidades daqueles que estão abaixo de si, em geral, não cumprem bem a posição que assumem.
Ter visão macro
O bom líder sabe motivar o grupo, bem como consegue enxergar além das demandas do dia a dia. Cabe a ele também encontrar os melhores caminhos para os desafios de sua área, projetando como serão as entregas. Profissionais que têm uma visão maior do negócio são capazes de decidir melhor também o que cada membro da equipe ou do time precisa fazer e em qual direção, sem ficar repetindo as mesmas ações.
Saber delegar tarefas
Longe de concentrar as funções essenciais em si mesmo, o bom líder sabe que precisa aproveitar a expertise de cada profissional que o cerca. Por isso mesmo, é sua responsabilidade saber delegar tarefas de forma não só a fazer o time avançar mais rápido, como também para valorizar ideias e esforços de quem trabalha com ele.
O perfil de líder que se fecha com os caminhos futuros da equipe, sem compartilhar ou realizar trocas, está bastante ultrapassado – principalmente se o profissional lidera funcionários de gerações mais jovens. Esta é uma das principais competências de liderança.
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