Como um líder deve se comportar? Veja o comportamento ideal!

como um líder deve se comportar

Quem faz parte de um time, seja ele grande, seja ele pequeno, já deve ter uma noção básica de como um líder deve se comportar.

Afinal, um estilo de liderança fraco ou insuficiente pode acabar impactando negativamente a produtividade, eficácia e moral dos colaboradores.

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Por outro lado, um bom chefe de equipe consegue motivar um time inteiro, incentivando seus membros a trabalharem melhor e produzirem mais.

Hoje, vamos abordar como um líder deve se comportar e quais as consequências de diferentes estilos de liderança no ambiente de trabalho.

Confira!

Por que a liderança efetiva é importante?

Tão essencial quanto entender como um líder deve se comportar é compreender a importância da liderança efetiva no ambiente de trabalho.

Bons comportamentos de liderança são cruciais para se tornar alguém que inspira e lidera outros profissionais na direção certa, maximizando a eficiência da equipe e alcançando os objetivos da organização. 

A liderança efetiva é essencial para:

– Aumentar a produtividade de um time: a liderança consistente é capaz de motivar uma equipe inteira a melhorar seu desempenho e performance, alcançando resultados superiores na empresa;

– Reter talentos: é menos provável que os colaboradores pensem em deixar a empresa caso presenciem uma ótima liderança e orientação em suas funções atuais;

– Formar futuros líderes: os comportamentos de liderança são essenciais para desenvolver e nutrir futuros líderes dentro de uma organização.

O que um líder não deve fazer?

Apesar de existirem inúmeras especulações em relação a como um líder deve se comportar, não existe um manual de conduta único sobre o que um chefe deve ou não fazer. 

Isso se deve ao fato de que cada equipe, colaborador e líder são únicos e trabalhar com pessoas significa conviver com comportamentos mais erráticos e imprevisíveis do que gostaríamos!

Abaixo estão alguns comportamentos que não são recomendados para um chefe eficiente e comprometido:

  • Não achar que sabe tudo; 
  • Não negligenciar ensinamentos externos;
  • Não esquecer de dar atenção à saúde física, mental e à qualidade de vida;
  • Definir o sucesso apenas como progresso profissional;
  • Esquecer de praticar a gratidão;
  • Esperar a perfeição deles ou de seus colaboradores;
  • Mentir, enganar ou criar intrigas;
  • Não se apegar à raiva e ao ressentimento.

Como um líder deve se comportar?

Definir como um líder deve se comportar com sua equipe, seus colegas e seus gestores nem sempre é uma tarefa fácil.

Afinal, existem inúmeros estilos de liderança e, apesar de serem bastante diferentes uns dos outros, isso nem sempre que uns são melhores ou piores.

Entretanto, há algumas características que auxiliam um chefe a ser mais coeso e competente, liderando suas equipes rumo à eficiência e produtividade na empresa.

Abaixo, separamos 3 comportamentos de liderança essenciais na conduta de um bom chefe!

Confira!

1 – Ser honesto

Uma das características principais de como um líder deve se comportar para ser considerado eficiente é a honestidade.

Ser honesto auxilia a criar um ambiente de trabalho justo e aberto, no qual os colaboradores poderão se sentir mais à vontade em relação às tomadas de decisões.

Afinal, é mais provável que o time confie nas escolhas de um supervisor se sentirem que há integridade e lealdade entre as interações diárias.

2 – Ter confiança nas próprias decisões

Outra característica fundamental de como um líder deve se comportar é ter confiança nas próprias decisões profissionais e pessoais.

Tomar decisões com rapidez e confiança é um dos principais deveres de um líder! 

A equipe deve acreditar que seu chefe é capaz de fazer uma escolha, por mais difícil e complicada que ela seja. 

Afinal, ao demonstrar firmeza em seus compromissos, a equipe terá mais confiança em suas habilidades como líder!

3 – Ser acessível

Uma maneira importante de como um líder deve se comportar é ser acessível a seus colaboradores e colegas de equipe.

É fundamental manter as linhas de comunicação abertas, permitindo que o diálogo seja sempre uma opção possível para os membros do time.

É importante, também, trabalhar as próprias habilidades de escuta ativa, fazendo perguntas, atentando-se às respostas dos colegas e mantendo-os informados acerca das decisões da organização.

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