Como manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional sendo empreendedor?

mulher feliz para ilustrar texto sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional sendo empreendedor

Manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional sendo empreendedor pode não parecer uma tarefa fácil, mas é extremamente necessária. Embora os negócios possam ocupar boa parte do cotidiano, viver não deve se resumir a isso. É importante que o empreendedor possa ter momentos de lazer.

Quando se tem um trabalho, naturalmente isso já é um sinônimo de menos tempo para dedicar aos amigos e familiares, e principalmente a si mesmo. No entanto, no caso de um empreendedor, essa questão pode se potencializar.

Isso porque a rotina de alguém ligado ao empreendedorismo pode ser muito instável e cheia de imprevistos que impedem uma agenda coerente, onde as lacunas são sempre nos mesmos dias e horários. A rotina de um empreendedor consiste em uma série de reuniões, viagens e cuidados com a administração do negócio, afinal.

A importância de equilibrar vida pessoal e profissional  

Considerando que o trabalho pode ser muito estressante (e esse é um fator que pode se fazer ainda mais presente quando é você o responsável pelo negócio, já que os problemas caem diretamente no seu colo), os bons momentos oferecem um alívio necessário para a mente. 

Muitos subestimam a importância da saúde mental, mas quando um profissional se encontra sobrecarregado a um nível insustentável, corre o risco de ser acometido por condições muito sérias, como a síndrome de Burnout.

O Ministério da Saúde define a síndrome de Burnout como “um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade”, cuja principal causa é justamente o excesso de trabalho.

Normalmente, a síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.

Os principais sinais e sintomas são o cansaço excessivo, físico e mental, a dor de cabeça frequente, alterações no apetite, insônia, dificuldades de concentração, sentimentos de fracasso e insegurança, negatividade constante, sentimentos de derrota e desesperança, alterações repentinas de humor e fadiga.

Um alerta que o próprio Ministério da Saúde faz é que, normalmente, esses sintomas surgem de forma leve, mas tendem a piorar com o passar dos dias. Por essa razão, muitas pessoas acham que pode ser algo passageiro.

Assim, manter uma vida social ativa pode ser um meio eficaz de prevenir essa e várias outras condições (como ansiedade e depressão, por exemplo) que venham a acompanhar um estilo de vida totalmente focado no trabalho e negligente nos outros aspectos. 

O irônico é que encontrar um equilíbrio adequado entre trabalho e vida pessoal pode não apenas aumentar os níveis de felicidade e satisfação geral, como também refletir positivamente no seu próprio rendimento no trabalho. Um equilíbrio saudável ajuda a evitar a exaustão e o esgotamento, e isso impacta a produtividade e o desempenho.

Como manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional sendo empreendedor

Mas como manter esse equilíbrio quando se é empreendedor? Continuando a leitura, você pode conferir algumas dicas que vão te ajudar a definir uma rotina mais estável e, assim, facilitar a conciliação dessas duas áreas tão importantes.

1 – Gerenciamento de tempo

O tempo deve ser seu amigo, não a causa do seu desespero. Ter uma agenda estruturada ajuda a entender um padrão de momentos em que você pode realizar pausas. Existem vários aplicativos que podem fornecer os recursos necessários para acompanhar cada tarefa do seu cotidiano.

2 – Prioridades

Abraçar todas as responsabilidades não é a resposta. Mesmo um empreendedor precisa aprender a estabelecer prioridades, saber diferenciar o que é urgente do que é importante, e entender que nem tudo precisa ser feito para ontem. Estudar prazos com mais calma ajuda a ver o que pode ser adiado em prol de uma pausa, por exemplo.

3 – Distribuição de tarefas

Se o seu negócio já possui colaboradores, a ideia é confiar a ponto de delegar tarefas importantes para eles. Isso não apenas ajuda a construir vínculos e a desenvolver a pessoa em questão profissionalmente, mas também tira um peso das suas costas e pode diminuir a sensação de sobrecarga.

4 – Utilize o celular com sabedoria 

É claro que as redes sociais são importantes, não apenas para os negócios, mas também para estreitar laços com as pessoas. Entretanto, a utilização do smartphone em momentos inapropriados pode atrapalhar.

Quando se está no trabalho e utiliza o celular, aumentam as chances de distração e procrastinação. Ao usar o celular para checar o trabalho durante momentos com a família e os amigos, também pode ser um problema, impedindo que se concentre naqueles momentos tão importantes.

É válido, então, definir um tempo de utilização. Saber desconectar quando chega em casa ajuda a deixar bem definido o momento profissional e o momento pessoal. No home office, esse problema pode ser ainda mais difícil de contornar, mas é necessário.

Além de manter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional sendo empreendedor, também é importante conciliar os estudos e o trabalho. Felizmente, o ensino a distância veio para ajudar a manter essa relação. Você pode conferir diversas opções de pós EAD aqui no  Portal Pós.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!