Versatilidade, empatia e resiliência: por que essas soft skills são importantes?

imagem para ilustrar o texto de versatilidade, empatia e resiliência

Existem diversas soft skills que são de extrema importância para o sucesso de um profissional, mas três dessas habilidade são quase obrigatórias para todos: versatilidade, empatia e resiliência.

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Se você procura ser um profissional que se destaca no mercado de trabalho, é considerado fundamental para a sua equipe e está preparado para atingir o sucesso, leia este artigo e saiba se essas skills estão bem desenvolvidas em você!

Versatilidade: o profissional multitarefa

O profissional versátil é aquele que tem a capacidade de se reinventar e está sempre estudando como aprimorar suas habilidades e atuar nas áreas adjacentes da sua formação, se tornando cada vez mais completo.

Para desenvolver a versatilidade, você precisa entender quais são os pontos fortes do seu potencial técnico e analisar como poderá aprimorá-los. Em paralelo, deve identificar como essas habilidades podem ser úteis na execução de outras atividades diferentes das quais você já exerce. 

Quando você já se sentir seguro de testar sua capacidade de ser um profissional multitarefa, comece se oferecendo para ajudar os colegas responsáveis pelas atividades que você gostaria de exercer, para ir aprendendo a sua execução na prática ao mesmo tempo que vai adaptando sua rotina para agregar novas funções.

É muito importante o profissional ser organizado e ter boa gestão de tempo ao se propor atuar como um multitarefa. Caso contrário, você poderá se perder com os prazos, atrasar entregas e se prejudicar com a equipe. 

Empatia: o profissional acolhedor

Um profissional empático é aquele que escuta seus colegas de equipe e tenta se imaginar no lugar do outro para compreender a dificuldade pelo qual ele está passando.

A empatia é essencial para criar uma boa relação de confiança com a sua equipe, pois quando um colega sentir que pode confiar em você para conversar sobre sua experiência com o projeto, inseguranças e frustrações, ele estará mais apto para ser colaborativo e compreensivo com você quando for necessário. 

Ter um bom relacionamento com os demais colaboradores é fundamental para que você tenha apoio nos momentos de crise e encontre seu lugar no time. Portanto, aja com reciprocidade e seja compreensivo quando um colega encontrar alguma dificuldade, pois você poderá passar por situação semelhante.

Não recuse ajuda quando for necessário. As pessoas gostam de ser úteis e se sentirão bem ao saber que podem acrescentar um pouco do conhecimento delas à sua experiência.

Da mesma forma, sempre que for possível, se disponha a ajudar um colega com dificuldades. Demonstrar proatividade e preocupação com o desempenho de todos mostra que você é um profissional empenhado em fazer o projeto dar certo, e que todos podem contar com você quando precisarem.

Se por algum motivo você não puder ajudar, explique educadamente que você não conseguirá ser útil naquele momento, mas escute qual é a dificuldade do seu colega e indique uma forma dele resolver a questão. 

Muitas vezes, o simples ato de se mostrar compreensível com o problema do outro e disposto a ajudar gera motivação para que o colaborador consiga encarar o obstáculo de forma mais confiante. 

Resiliência: o profissional persistente

Resiliência é a capacidade do profissional superar as adversidades encontrada no desenvolvimento do projeto e aprender com esses obstáculos, se tornando mais forte e preparado para os próximos desafios.

O profissional resiliente aprende com os próprios erros e cresce nos momentos de crise, servindo como exemplo de persistência e motivação para o seu time. 

Mesmo os mais resilientes ainda se sentem inseguros em alguns momentos – e isso é natural. A diferença é que esses profissionais usam o medo como combustível para seguir em frente, confiantes de que se tentarem, no mínimo, ganharão experiência para lidar melhor com a situação nas próximas vezes. 

Para desenvolver sua habilidade de resiliência, primeiro você deve trabalhar sua autoconfiança e ter claro que fracassar nem sempre é ruim, pois você aprende com o que deu errado e encara os próximos obstáculos mais preparado. 

O próximo passo é encarar cada novo desafio como uma lição, dando o seu melhor a cada tentativa de resolução do problema. Quando você estiver confortável para enfrentar todos os obstáculos e imprevistos no projeto com tranquilidade, é porque sua resiliência já está em desenvolvimento.

Outras habilidades além da versatilidade, empatia e resiliência

Apesar dessas três soft skills serem as mais importantes, existem outras habilidades que são tão fundamentais quanto elas para o sucesso profissional.

Ter uma boa comunicação também é muito importante, para que você consiga ser claro quanto às suas instruções e saber como motivar através das conversas com seus colegas.

Boa gerência de tempo e organização também são habilidades que todo bom profissional deveria trabalhar. Isso ajuda a manter o controle das suas entregas e evita atrasos que podem influenciar negativamente nos seus resultados.

Inteligência emocional também é fundamental para se ter sucesso na carreira. Para lidar com tantas situações de estresse e pressão por entregas em um curto espaço de tempo, é necessário manter a calma sempre e estar preparado para as tomadas de decisões, sem deixar se influenciar pelo emocional. 

Além da versatilidade, empatia e resiliência, você pode aprimorar todas as suas soft e hard skills com uma pós-graduação Unopar EAD.

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