Como ser um bom gestor de equipe

como ser um bom gestor

Como ser um bom gestor é um questão que permeia a mente de pessoas que têm pessoas sob sua responsabilidade. Tudo porque comandar uma área, geralmente com foco nos negócios, e ainda pensar estrategicamente sobre a tomada de decisões pode, de alguma forma, ter uma carga de estresse muito alta.

São cobranças, necessidade de prestação de contas sobre o trabalho realizado, a preocupação constante em gerar lucro, sucesso e, ainda, lidar com diferentes personalidades. Por isso, o Portal Pós selecionou algumas dicas que podem ser essenciais para que você, que ocupa ou almeja um cargo de gestão, não sofra tanto. Veja só!

Mantenha um relacionamento saudável com a equipe

Manter um relacionamento saudável com sua equipe é estritamente eficaz para o início de uma boa gestão. A cooperação mútua pode gerar benefícios, confiança e motivação para os que trabalham sob seus comandos. No entanto, o contrário pode gerar brigas, fofocas e até puxões de tapete. Se você tem tudo sob controle e trabalha com pessoas parceiras em que pode depositar sua confiança, não há o que temer.

Capacite-se sempre mais

Buscar cursos em pós-graduação e MBA pode ser a chave para o sucesso de sua gestão. A capacitação constante de alguém que está em um cargo superior, não somente motiva quem está abaixo, como garante bons resultados à companhia como um todo. Não importa se você precisa se aprimorar na gestão de pessoas ou em gestão empresarial como um todo: cursos na modalidade EAD (Ensino a distância) estão disponíveis em prazos que variam de seis a dez meses.

Além disso, procure artigos, especialistas e profissionais gestores de outras áreas para se aprofundar em temas comuns, bem como para trocar conhecimento sobre diferentes tipos de gerenciamento.

Promova reuniões colaborativas

Uma das formas de ser um bom gestor envolve a confiança e a colaboração entre sua equipe. Por isso, saiba delegar as funções de forma que todos aprendam bastante com sua gestão. A realização de reuniões colaborativas é fundamental para complementar esse processo de aprendizado.

Sempre esteja aberto a ouvir seus colaboradores, seja em suas dores, em suas conquistas e ideias. Abrir-se ao diálogo complementa o item anterior e torna a equipe cada vez mais parceira e saudável.

Valorize cada colaborador de sua equipe

Seja por meio da cultura de bons resultados ou pela troca de experiências constante, ser um bom gestor também atravessa o sentimento de proteção e cuidado com todos da equipe. Para tanto, incentivar e motivar os seus colaboradores deve ser uma de suas funções principais. Quando o colaborador se sente motivado, tende a trabalhar com mais cuidado, atenção e profissionalismo.

Otimize seu tempo e auxilie a equipe a fazê-lo

O gestor também tem, entre suas funções, controlar o fluxo de trabalho em conjunto na equipe. Por isso para que tudo ocorra da maneira mais assertiva, é essencial que todos estejam com os mesmos objetivos e com o tempo otimizado.

Se algum colaborador, por exemplo, estiver com o trabalho empacado em algum ponto, tente entender em uma conversa particular o que está acontecendo. Às vezes, esse indivíduo só necessita de um incentivo ou que alguém escute o porquê de sua desmotivação.

Dê e receba feedbacks

Dar e receber feedbacks também integra o quadro de funções de um bom gestor. É bom quando os colabores têm a confiança e a liberdade de poder abrir suas necessidades, pontos de desconforto ou mesmo problemas com outros pares da equipe.

Entretanto, nem sempre o feedback é negativo: este colaborador pode estar em um momento em que precise de um incentivo maior a dar suas opiniões, até mesmo sobre você e a qualidade do próprio trabalho. Treinar a capacidade do feedback é importante também para aprender a lidar com as críticas construtivas ou negativas. Certamente, um gestor que souber realizar essa tarefa, ganhará a confiança de todos e terá a equipe como parceira para sempre.

Saiba aplicar os custos da empresa

Se você é gestor de uma área que envolve fluxo de caixa e orçamentos, o pensamento estratégico é essencial para saber como o dinheiro da empresa será gasto da melhor maneira. Um MBA em gestão financeira ou em gestão de operações pode garantir que as dúvidas sobre como despender os gastos com projetos ou ainda com a contratação de novas pessoas sejam sanadas, com a melhor aplicação do investimento e budget.

Saiba quais são as prioridades da equipe

Entender as prioridades da equipe também gera confiança entre os pares. A administração do tempo de cada um por parte da gestão implica em impactos positivos ou negativos. Por isso, ter um planejamento com os afazeres de cada membro, uma agenda funcional e a avaliação individual de cada tarefa faz com que prioridades sejam bem definidas e, assim, todos consigam trabalhar individualmente com confiança.

Tenha limites entre sua vida pessoal e profissional

Não estamos afirmando que você, como gestor, não possa ser amigo de seus colaboradores. A questão é procurar um equilíbrio saudável entre as pessoas que o cercam para que as coisas não sejam misturadas de forma errada. Além disso, nem tanto ao mar, nem tanto à terra: saiba dedicar-se também à sua vida pessoal, sem deixar de lado amizades, familiares e atividades de entretenimento com amigos, por exemplo. Saiba que, mesmo sendo gestor e responsável, você ainda é um ser humano.

Seja coerente

O mais importante ponto de como ser um bom gestor é lidar com as adversidades e com as pessoas de forma coerente. Quem tem coerência em suas ações, age de forma proativa, antecipa-se a resoluções urgentes e auxilia a todos. No entanto, lembre-se sempre de abrir-se à escuta de outros pontos de sua equipe. Seguindo esses passos, seu caminho de gestão pode ser a construção de um caminho brilhante.

E você, sente-se preparado para gerir uma equipe de forma amigável e construtiva? Conte para o Portal Pós, por meio dos comentários!

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