5 estratégias de marketing para vendas para conhecer hoje

alvo para representar texto sobre estratégias de marketing para vendas

O marketing pode ser uma poderosa ferramenta para aumentar o faturamento de uma empresa. Seja com ações digitais, seja com físicas, oferece visibilidade para o negócio, amplia o conhecimento sobre a marca e, feito da forma certa, afeta diretamente os ganhos. Mas, para isso, é preciso desenvolver estratégias de marketing para vendas.

As ações não funcionam “soltas”, portanto antes de mais nada, é preciso coletar alguns dados e criar um planejamento com objetivos concretos. Só entendendo com quem está falando e o que será possível pôr em prática estratégias de marketing. 

Planejamento em 4 etapas

Portanto, antes de mais nada, estruture um bom planejamento seguindo as quatro etapas abaixo:

1 – Pesquisa de mercado

Consulte concorrentes e veja o que eles fazem para atrair clientes, o valor e qualidade do produto e os diferenciais. isso permitirá criar ações que destaquem a empresa e aumentem sua competitividade

2 – Crie as “personas”

Uma estratégia muito eficiente para atuar no marketing é transformar o público-alvo em uma persona. Isso significa dar um nome, uma cara e um perfil para esse grupo potencial. Por exemplo, ao invés de ter como alvo “mulheres de 30 a 40 anos da classe média”, visualize essa pessoa: Maria, de 24 anos, que trabalha em um cargo júnior em uma multinacional, e está buscando cursos para aprimorar a carreira e ser promovida”. 

3 – Faça uma análise SWOT

Identifique os pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças ao negócio. A matriz SWOT ajuda a mensurar isso de forma clara e visual, levando em consideração os aspectos externos e internos. A partir dela, é mais fácil traçar objetivos. 

4 – Defina os objetivos e estratégias

Com o panorama completo da empresa, fica mais fácil definir objetivos e metas. A partir daí serão desenvolvidas as estratégias de marketing, que podem ser aplicadas em paralelo a outros segmentos. 

Por exemplo: ao fazer a análise, a empresa percebeu que, para atingir o público desejado, precisa trabalhar melhor a logística, oferecendo fretes mais baratos ou prazo de entrega menores. Enquanto o marketing tenta atrair clientes, o setor de logística vai buscar formas de melhorar, alinhado às expectativas dos consumidores. 

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5 estratégias de marketing para vendas

Munida das informações estruturadas na etapa de planejamento, chega a hora de definir as estratégias de marketing para vendas. Não é necessário escolher uma só, pois cada tipo pode atender um objetivo específico. O importante é definir o time e o orçamento para cada um, e estabelecer metas distintas. Confira as principais estratégias:

1 – Marketing digital

Não há como ter sucesso hoje sem uma boa presença online. As pessoas utilizam o Google para buscar produtos e serviços, checam as redes sociais para novidades e detalhes de produtos, e conferem no site valores e prazos. Toda essa estrutura digital é desenvolvida como uma estratégia de marketing, e também deve ser aliada aos objetivos da empresa. 

Se ficou definido no planejamento, por exemplo, que as personas têm mais de 50 anos, talvez não seja necessário estar no TikTok, mas sim ter um bom canal de comunicação por WhatsApp. Existem alguns conceitos-chave que devem ser aplicados para um bom marketing digital, incluindo SEO, e-mail marketing e até produção de conteúdo

2 – Marketing de influência

Quem acompanha as tendências do segmento sabe que os influenciadores digitais têm tido papel de destaque na promoção de uma marca ou produto. Segundo uma pesquisa da agência Influencer Marketing Hub, a indústria deve crescer USD 21,1 bilhões em 2023 no mundo.

Ao contrário do que se imagina, porém, não são os grandes influencers ou celebridades que se destacam, e sim os micro ou nano. Seu poder de entrada em determinado nicho é mais forte do que o de grandes nomes, e apostar em nomes que se destacam em um determinado tema pode ser uma forma eficiente de aumentar as vendas. 

3 – Inbound Marketing

Com tanto conteúdo disponível atualmente, ter um contato próximo com os potenciais consumidores é uma forma eficiente de fidelizá-los e atraí-los a cada campanha. O Inbound Marketing permite fazer isso através de conteúdos relevantes, que fazem com que as pessoas cheguem na marca através de buscas de seu interesse. 

A ideia aqui é criar valor para a marca, que será vista como uma especialista em determinado tema. A partir de seu interesse, é criado um funil de vendas, que vai filtrar esse público, até chegar na parte mais estreita, com pessoas que têm mais chance de concluir uma venda. 

4 – Outbound marketing

O modelo mais tradicional de marketing aposta em buscar o cliente de forma ativa. A forma mais comum de fazer isso é através de propagandas ou na televisão, por exemplo. É mais cara, porém tem um potencial maior, já que a visibilidade aumenta e o público que tem acesso a empresa ou produto em destaque é mais amplo. 

5 – Marketing social

Vender não significa só apresentar um produto e convencer as pessoas a comprá-lo. Nos últimos anos, os consumidores ficaram mais conscientes do papel social das empresas, portanto eles veem valor em marcas engajadas com projetos alinhados a seus ideais.

Com isso, são desenvolvidas campanhas que mostrem para o público as ações desenvolvidas pela empresa, o que criará uma identificação com os interesses das pessoas. É uma forma de fidelizar os clientes. 

O mundo digital se transforma rapidamente, e com isso, também as estratégias de marketing para vendas. Compreender as tendências atuais é necessário para se desenvolver profissionalmente. Conheça os tipos de pós-graduação disponíveis nas nossas instituições e se torne um especialista de destaque no mercado.  

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