Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

O que é carreira proteana e como ela vai transformar sua forma de trabalhar

carreira proteana

Você conhece Proteus, o deus das águas? Segundo a mitologia grega, ele é o filho mais velho de Poseidon com Tétis que, além de uma sabedoria anciã, tem o poder de alterar sua forma conforme a própria vontade. Foi essa capacidade de Proteus que deu origem ao termo carreira proteana. Quer descobrir o que é carreira proteana e entender como aplicar isso na sua profissão atual?

Leia mais: 6 vídeos do TEDx Talks para inspirar a sua carreira

Neste conceito de carreira, o principal objetivo é atingir o sucesso psicológico. Para isso, você gerencia sua própria vida profissional baseando-se em suas aspirações, valores, reconhecendo e desenvolvendo suas habilidades mais latentes. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Tradicional x Proteana 

Na carreira tradicional, o sucesso é medido por uma única régua comum a todos nós. Aspectos como alta remuneração, status e poder são fatores importantes na hora de mensurar o quão bem sucedido é esse profissional. 

Além disso, o plano de carreira – que geralmente leva os “vencedores” aos cargos mais altos – é oferecido e desenhado pela empresa e atende aos seus próprios interesses. Dessa forma, na prática, poucos profissionais serão considerados bem sucedidos, gerando pressão e inevitáveis comparações. 

Por exemplo, um profissional que deseja se tornar especialista em determinada área, pode ser conduzido a cargos de gestão e liderança de projetos, já que para a maioria das empresas o modelo de líderes com amplo conhecimento é interessante – mesmo não sendo o que o indivíduo busca. 

Em paralelo ao mercado que se baseia em fatores externos, a carreira proteana vem ganhando cada vez mais espaço devido às mudanças sociais. Visando a auto realização, o profissional é quem cria sua própria régua de sucesso profissional.

Leia também: 6 lições importantes que aprendemos com a pandemia

Dentro deste conceito, você realiza a autogestão de sua carreira. Com atitudes de adaptabilidade e em busca de seus próprios interesses e autoconhecimento, o profissional traça seu caminho rumo a definição de sucesso que ele mesmo construiu para si. Como Proteus, é necessário fazer escolhas constantes, adequadas aos diferentes momentos vivenciados nessa trajetória. 

Já virou tendência 

Entre as mudanças provocadas pela pandemia, duas delas se destacam e favorecem o aumento de profissionais que realizam a autogestão de suas carreiras: o home office e o desejo por buscar algo novo para a vida profissional. 

De acordo com estudo publicado na Revista Exame, cerca de 70% de pessoas que têm empregos fixos se mostraram dispostas a trabalhar como freelancers. Entre inúmeros motivos, um dos mais citados foi a autonomia em gerir melhor os próprios interesses profissionais e o próprio tempo. 

É evidente o rápido crescimento de profissionais que buscam uma carreira proteana e os resultados já começam a ser sentidos pelo mercado. Para além de uma disputa entre tradicional x proteana, quanto mais pessoas trilhando o próprio caminho, menos competitivo e inflado as vagas com alta remuneração tendem a ficar – o que gera uma melhor distribuição de recursos. 

No entanto, não se engane: para conquistar o sucesso, mesmo entendendo-o como algo pessoal e individual, é necessário muito planejamento, esforço e trabalho. Como você definiria seu próprio sucesso profissional? Quais valores e habilidades não podem deixar de serem adquiridas nessa trajetória? 

Não deixe de conferir também os cursos de Pós-Graduação EAD com descontos especiais. Conquiste a sua especialização pagando menos!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades