Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Como começar a trabalhar com dados?

Como trabalhar com dados

Atualmente, diversas organizações estão contratando analistas de dados para compreender a crescente quantidade e variedade de informações que geram e coletam. Conseguir respostas desta forma se tornou um diferencial importante. Mas, como começar a trabalhar com dados? Para se tornar um profissional desse campo, há algumas qualificações e habilidades que se destacam.

A princípio, é fundamental que este profissional tenha skills analíticas para trabalhar com dados, mas, ao contrário do que muitos pensam, os dados incluem informações de todos os tipos, não apenas estatísticas. Ou seja, ter perfil analítico para tomar decisões a partir da interpretação de dados é importante, mas há outros pontos que fazem a diferença na hora de entrar nesse mercado de trabalho. Separamos algumas dicas abaixo para você ficar por dentro!

COMECE ESTUDANDO

A maioria das vagas de analista de dados de nível básico exige pelo menos um diploma de bacharelado. Os de nível superior garantem um salário mais alto e vagas requisitadas, mas também podem exigir que você tenha uma pós-graduação. Nesse sentido, estudar Business Intelligence, Big Data e Ciência de Dados é muito útil para entender todos os passos e desdobramentos da carreira. Se você está interessado em se tornar um cientista de dados, deve considerar fazer um curso nesta área.

Leia também:  Por que estudar Big Data é o melhor passo que você pode dar neste ano? 

AFINIDADE COM NÚMEROS

Transmitir o significado dos resultados de uma forma ágil e legível é essencial no universo dos dados. Por isso, estudar algumas áreas similares como matemática e estatística, também ajudam a conseguir uma vaga no mercado. 

A dica aqui é: se você quer ter uma afinidade maior com números, mas não pretende fazer um curso de dados de imediato, um MBA em Economia é uma aposta de sucesso. Nele, você vai aprender métodos e instrumentos da administração financeira, que ajudam a desenvolver a competência de análise e interpretação de dados.

SE MANTENHA ATUALIZADO

Com o mundo e a comunicação digital em constante evolução, linguagens de programação e algoritmos mudam a cada poucos anos. Por isso, um cientista de dados precisa sempre se atualizar ao longo de sua carreira. Nesse sentido, você pode investir em cursos online e de curta duração que lhe interessam e podem abrir novos horizontes. 

Dicas de onde um profissional dessa área pode sempre se aperfeiçoar são: distribuições probabilísticas, testes de hipótese, estatística aplicada a Machine Learning e Administração de Banco de Dados. Quanto mais opções, mais chances você tem de se dar bem!

O que é um profissional T-Shaped e porque ele é tão requisitado 

ENTENDER SOBRE PROCESSOS E INFORMAÇÕES

Compreender o negócio ou a atividade em que você está envolvido é a chave para garantir seu sucesso e a primeira fase de qualquer projeto de análise de dados. Isso porque a análise de dados lida com a compreensão de tendências e tecnologias em constante mudança. Mas, além de analisar e interpretar dados, grande parte da função envolve apresentá-los em um formato compreensível. 

Por isso, é importante entender o processo todo. Um Mba em Gestão de Tecnologia da Informação pode te ajudar nisso, sabia? Com este curso, você vai conhecer mais sobre funções que envolvam a gestão, implementação e recursos avançados da tecnologia e processos de informação.

Você viu? Quem foram os criadores do Google? 

TENHA CURIOSIDADE

Quer trabalhar com dados? Então não tem jeito, você tem que ser curioso e gostar de resolver um problema. Não saber a resposta e trabalhar nisso para chegar a uma solução utilizável. Pessoas curiosas tendem a querer aprender o tempo todo, questionar e questionar novamente, e isso é fundamental em um cientista de dados. Em cursos você irá desenvolver habilidades analíticas mas, desenvolver o pensamento crítico, autonomia e tomada de decisões é com você!

BORA PARA O CAMPO!

Como acontece com a maioria das profissões, para começar a trabalhar com dados a experiência de trabalho é muitas vezes inestimável. Felizmente, devido à enorme demanda por analistas de dados, existem muitas oportunidades de trainees na área. Isso o ajudará a ganhar a experiência de trabalho relevante e também adicionar pontos positivos em seu currículo.  Esse é o seu momento!

E você já pensou em atualizar seus estudos? Acesse o Portal Pós e conheça cursos que irão turbinar sua carreira!

Conheça nossas faculdades