O que é mercado de trabalho? Guia completo

pessoas em ambiente de escritório para ilustrar texto sobre o que é mercado de trabalho

Uma das expressões mais conhecidas e repetidas no universo profissional e de carreiras é a famosa “mercado de trabalho”. Diariamente lemos e escutamos frases com essas palavras, mas apesar do seu uso constante, você sabe exatamente o que é mercado de trabalho?

O conceito e o mercado em si estão presentes na vida de todos os profissionais, e para que você consiga entender tudo o que engloba essa dinâmica, tão importante para a economia do país e o desenvolvimento dos trabalhadores, elaboramos um guia completo. 

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre mercado de trabalho, tire suas dúvidas e fique ainda mais preparado para futuros desafios profissionais.

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O que é mercado de trabalho e qual seu objetivo principal?

Mercado de trabalho é a expressão que resume as dinâmicas de trabalho em uma sociedade. Ele é a consolidação desse sistema de trocas, que reúne profissionais vendendo sua força de trabalho e empresas, sejam elas públicas ou privadas, que precisam do conhecimento e disponibilidade das pessoas, contratando-as em troca de salários.

Em síntese, ele é o conjunto de interações entre empregadores e a mão de obra disponível, além de fatores que podem influenciar essa dinâmica, em uma determinada localidade ou para uma área específica. Ele busca estabelecer essas relações de trabalho e organizar o processo de oferta e demanda, sendo que, sem ele, não haveria uma sistematização entre vagas e trabalhadores para que a economia pudesse funcionar.

Dessa forma, fica fácil compreender que é possível ter centenas de “mercados de trabalho” em um mesmo país, certo?

Há o mercado que reflete as relações de trabalho do país como um todo, de estados, cidades e regiões específicas, e também para cada área de atuação. Isso ocorre porque as ofertas, demandas e condições de emprego não são uniformes em todo o território, e as particularidades de cada local impactam esse movimento.

Isso também ocorre quando falamos de áreas e profissões distintas. O mercado de trabalho de engenharia, por exemplo, não é o mesmo mercado de trabalho da educação. Isso significa que para entender a realidade da sua profissão, ou da carreira que deseja seguir, você precisa analisar não apenas o mercado brasileiro, mas também o da área desejada.

Qual a importância do mercado de trabalho no Brasil?

O mundo do trabalho na atualidade representa a principal maneira de fazer com que as sociedades funcionem em todos os seus aspectos. E para que isso aconteça, é necessário ter um mercado de trabalho estruturado, que organize as relações entre empregadores e candidatos e faça com que a lógica do mercado continue girando, como uma grande engrenagem.

Sendo assim, o crescimento do mercado de trabalho, e sua recuperação após alguns anos desafiadores, refletem uma melhora em fatores como o índice de desemprego, e podem ser observados com otimismo.

Quais são as principais características do mercado de trabalho?

Ao pensar no que o mercado de trabalho espera dos profissionais que fazem parte dele, é possível identificar dezenas de habilidades e características fundamentais. Muitas delas começaram a se destacar recentemente, com a valorização das soft skills em busca de melhores ambientes de trabalho e interações entre a equipe, enquanto outras permanecem relevantes há muitos anos.

As 6 principais características você pode encontrar na relação abaixo, que é um excelente guia para compreender se você está preparado para o mercado e quais pontos ainda precisa desenvolver um pouco mais.

1 – Criatividade

Por mais que a criatividade ainda seja muito associada a áreas da comunicação e produção, ela é uma habilidade chave em qualquer indústria. Com a capacidade de pensar em novas ideias e formas de resolver problemas, os profissionais conseguem se destacar nas mais diversas posições, com muitas responsabilidades diferentes.

Inclusive, ser criativo é apontado como um diferencial para o colaborador do futuro.

2 – Versatilidade e adaptabilidade

Os últimos anos mostraram que, para se manter no mundo atual, as empresas precisam ser versáteis, lidar com o inesperado e encontrar soluções rápidas para problemas. Isso significa que as equipes das companhias devem estar prontas para se adaptar aos mais variados cenários, que incluem novidades tecnológicas e também as novas possibilidades de dinâmicas de trabalho, como o home office.

3 – Domínio de tecnologias

Quanto mais os anos passam, mais as tecnologias se aprimoram e passam a fazer parte de cada vez mais processos e departamentos nas empresas. Para que tudo funcione de maneira alinhada, os funcionários precisam dominar as formas tecnológicas que já fazem parte do dia a dia, e saber da importância de sempre se atualizar quanto às novidades.

4 – Conhecimento de idiomas

A globalização colocou o mundo inteiro a um clique de distância, o que significa maiores oportunidades de integração, aprendizado e possibilidades de fechar negócios. Contudo, a comunicação entre pessoas de diferentes nacionalidades pode ser um desafio, contornado pelo conhecimento de mais de um idioma.

Saber inglês é um pré-requisito para muitas empresas há anos, e com tantas mudanças e novidades nos últimos anos, ele ganhou ainda mais importância, assim como outros idiomas.

5 – Proatividade

Um clássico na lista de características que os profissionais precisam ter, a proatividade ganha mais e mais destaque conforme o tempo passa. Atualmente, a tendência de estabelecer relações mais horizontais e colaborativas nas empresas reforça o quão essencial é ser uma pessoa proativa, que trabalha com base no coletivo, identifica como pode ajudar e efetivamente faz a diferença nos projetos.

6 – Comprometimento

Uma competência que nunca sai de moda é o comprometimento, afinal, cumprir prazos e entregar o que foi combinado é o mínimo esperado de um colaborador. Essa responsabilidade precisa estar presente em todos os profissionais que fazem parte do mercado de trabalho, independente de seu grau de senioridade.

Quais são os fatores que influenciam o mercado de trabalho?

Como foi mencionado anteriormente, o mercado de trabalho se baseia nas dinâmicas entre empregadores e força de trabalho, relações que são altamente impactadas por uma série de fatores distintos.

Por refletir as mudanças na sociedade, essas questões influenciam na geração ou retração de vagas, ditam tendências para áreas específicas, mudam perfis de profissionais, criam demandas novas e fazem com que a parte da força de trabalho tenha que se adaptar para suprir tantas novidades.

Ao mesmo tempo, as empresas também precisam se movimentar para incorporar as mudanças exigidas, seja para atrair e reter talentos, seja para se manter competitivas em suas regiões e áreas de atuação.

Para compreender os principais fatores que podem influenciar a movimentação do mercado, veja a lista que sintetizamos abaixo.

1 – Flutuações na economia

Os movimentos econômicos mundiais e dentro de cada um dos países têm relações diretas com o mercado, e sendo assim, melhoras na economia se refletem em mais vagas, mais contratações e melhorias gerais nas condições de trabalho.

2 – Demanda por vagas

Quanto mais profissionais buscam por vagas específicas, mais o mercado de trabalho daquela área vai ser impactado. Por exemplo, se muitas pessoas decidem se formar em uma única faculdade, pode ser que a quantidade de profissionais em busca de posições em uma mesma indústria não acompanhe a geração dessas vagas, o que vai abalar esse mercado.

Algumas possíveis consequências são a diminuição dos salários, aumento das exigências para participar de processos seletivos e até mesmo uma alta nos índices de desemprego entre essa força de trabalho específica.

3 – Quantidade de profissionais qualificados

Quanto mais pessoas altamente competentes para preencher vagas, mais exigentes as companhias podem ficar, com o intuito de selecionar sempre os melhores profissionais disponíveis.

4 – Surgimento de novas tecnologias

O surgimento de novas tecnologias tem impactado o mercado de trabalho há séculos, e como hoje em dia as inovações tecnológicas estão por toda a parte, as mudanças também aparecem nas formas mais distintas.

Alguns exemplos são a necessidade de profissionais que saibam usar aparelhos e ferramentas tecnológicas, a busca por colaboradores sempre atualizados, e também a complicada situação de lidar com soluções de tecnologia que podem substituir funções antes desempenhadas por pessoas.

5 – Mudanças comportamentais e sociais na população

Mudanças comportamentais e sociais, no geral, sempre influenciam o mercado de trabalho. Para citar alguns casos recentes, podemos destacar a busca por equidade de gênero, incluindo a paridade de salários entre homens e mulheres, além de outras questões de diversidade e inclusão, e também as pressões por condições de trabalho mais saudáveis.

Quais são os desafios do mercado de trabalho na atualidade?

Lidar com o mercado de trabalho atual não é uma tarefa simples, e alguns desafios se destacam no Brasil. Eles refletem todos os fatores que influenciam a dinâmica do mercado e são um guia para aqueles que buscam se diferenciar. Afinal, ao avaliar tais adversidades, você tem um referencial para se preparar e compreender o que precisa desenvolver em sua carreira.

Para conhecer alguns desses desafios, continue lendo o texto.

1 – Falta de experiência

Especialmente para profissionais recém-formados, ou que ainda estão cursando a graduação, não ter experiências formais no mercado pode ser um obstáculo. Muitas empresas exigem algum tipo de experiência prévia de seus candidatos, e a boa notícia é que existe a possibilidade de encontrar alternativas.

Caso você ainda não tenha trabalhado formalmente, use suas experiências pessoais e universitárias a seu favor. Coloque projetos laboratoriais no currículo, estágios, participações em eventos da faculdade e crie seu portfólio de produções independentes.

2 – Mercado cada vez mais competitivo

Em muitas áreas, a quantidade de profissionais em busca de uma vaga não acompanha a abertura de novas posições nas empresas. Isso resulta em processos seletivos muito concorridos, em que recrutadores precisam buscar os diferenciais de cada candidato para escolher o colaborador ideal.

Ser formado na faculdade pode já não ser o suficiente para as entrevistas, então, invista em outras experiências que vão enriquecer seu currículo. Uma ótima maneira de fazer isso é cursando uma pós-graduação para se aprofundar em um tema da sua área.

3 – Busca por soft skills

Nos últimos anos, as companhias começaram a perceber que algumas características precisavam ser levadas em consideração nos processos seletivos. Estamos falando das soft skills, que são traduzidas para competências comportamentais em português.

Elas representam o comportamento dos colaboradores, ou seja, a maneira como eles se portam e interagem durante o trabalho, impactando diretamente no relacionamento com a equipe, na atmosfera do ambiente e na entrega de resultados satisfatórios.

Hoje em dia, as soft skills são tão visadas quanto as hard skills, que são as habilidades técnicas, e isso pode ser um desafio para muitas pessoas. Por ser algo novo, que começou a ser discutido agora, há uma gama de profissionais que encontram dificuldades para identificar suas competências e conseguir desenvolvê-las de forma apropriada.

4 – Conseguir um bom networking

Uma das características do mercado de trabalho é a presença do famoso “QI – quem indica”. Muitas vagas do mercado não são divulgadas de forma pública, e acabam sendo preenchidas por indicações internas ou externas. Por mais que haja uma crescente preocupação em diminuir as contratações por indicações, que impactam nos esforços para montar equipes mais diversas, essa prática ainda é muito comum.

Ter acesso a tais oportunidades e conseguir uma indicação dependem da sua rede de contatos, ou seja, do seu networking. Esse é um dos motivos pelos quais ter um bom relacionamento com pessoas da sua área é importante e deve ser sempre cultivado.

Como se recolocar no mercado de trabalho?

Um momento muito comum para profissionais de todas as áreas é a recolocação no mercado de trabalho. Ela acontece tanto após uma demissão inesperada ou por conta de uma saída planejada do último emprego, e requer muita organização e clareza para encontrar uma nova oportunidade que faça sentido para sua realidade e expectativas.

Apesar de desconfortável, o momento da recolocação é de extrema importância para os profissionais. A situação pode te ajudar a visualizar melhor os objetivos para o futuro, refletir sobre metas antigas, decidir por novas rotas de carreira, compreender que tipo de trabalho e empresa melhor combinam com o seu perfil e o que você valoriza no dia a dia de um emprego.

Para isso, é fundamental seguir os passos a seguir para conseguir a tão sonhada recolocação.

1 – Compreenda seus objetivos profissionais

Use esse tempo para pensar no que você deseja para a sua carreira, que pode ser um caminho completamente diferente do que tinha imaginado há alguns anos, e também em como imagina a sua rotina. Ou seja, qual cultura organizacional você valoriza, perfil de colegas de trabalho e ambientes que te inspiram.

Além disso, também vale olhar para o futuro, visualizar sua vida daqui alguns anos e colocar no papel o que você precisa fazer para chegar lá. Se deseja ser um líder, por exemplo, precisa buscar experiências diferentes de quem quer ser um nômade digital.

2 – Reflita sobre os motivos da sua demissão ou saída do último emprego

Também é interessante entender o que levou à sua demissão ou saída voluntária. Faça algumas listas, reflita sobre a posição anterior, pense em formas de se desenvolver para superar desafios e tenha clareza sobre o plano de ação a ser colocado em prática a partir de agora. Isso vai refletir diretamente na sua recolocação no mundo do trabalho atual.

3 – Deixe o currículo e o LinkedIn atualizados

Vamos para a prática? Revise tanto o seu currículo quanto o LinkedIn e garanta que ambos estão atualizados, com as experiências recentes, conquistas profissionais e acadêmicas e seus objetivos atuais. Não se esqueça de incluir uma carta de apresentação, garantir que as formas de contato estão corretas e direcionar o documento para a posição que almeja.

4 – Ative sua rede de contatos

Manter um bom networking é fundamental para momentos desafiadores, como uma recolocação profissional. Por isso, deixe amigos e colegas avisados desse momento na sua vida, assim eles podem conseguir indicações ou te avisar de vagas que correspondem às suas expectativas.

5 – Se prepare para os processos seletivos

Para se sair bem nas entrevistas, não se esqueça de aperfeiçoar suas soft skills, revisar as hard skills, treinar algumas perguntas e respostas e também pesquisar sobre a empresa e o cargo em questão. Isso tudo vai te ajudar a manter uma boa conversa com o recrutador e aumentar as chances de sucesso.

6 – Invista no seu desenvolvimento profissional

Enquanto aplica para vagas, você também deve pensar em como se desenvolver profissionalmente. Aqui, vale aprender novos idiomas, se expor a novas referências e ideias, compreender como adquirir novas soft skills e também pensar nas hard skills. Uma ótima maneira de aperfeiçoá-las é com uma pós-graduação, que vai te atualizar e destacar seu currículo em processos seletivos.

Qual o profissional mais procurado no mercado de trabalho?

Tanto para se recolocar ou ter as primeiras experiências no mercado, é essencial procurar saber qual profissional o mercado de trabalho busca. Por mais que cada área e profissão tenha suas particularidades, existem características e qualidades que são valorizadas em todas as situações de trabalho, justamente por refletirem em boas relações interpessoais e formas de lidar com adversidades.

Veja abaixo 6 habilidades que fazem a diferença na hora de participar de processos seletivos.

1 – Comunicação efetiva

Ela garante clareza na troca de informações, facilidade em se expressar e passar instruções, reflete em relatórios bem preparados e também na capacidade de lidar com situações desafiadoras e complicadas.

2 – Empatia

Ser um profissional empático passou a ser uma característica de extrema importância para as empresas. Por mais que os perfis de colaboradores e líderes, por exemplo, já tenham sido diferentes no passado, hoje em dia há a valorização de quem consegue se colocar no lugar do outro e estabelecer relações verdadeiras e de confiança. Isso faz toda a diferença no cotidiano e ajuda a criar um ambiente saudável e tranquilo.

3 – Flexibilidade

Ao conseguir se adaptar a várias situações e dinâmicas diferentes, o profissional é capaz de assumir desafios novos e se manter constante mesmo em momentos adversos, o que chama a atenção de empregadores de todas as áreas.

4 – Inteligência emocional

O profissional com inteligência emocional é aquele que consegue lidar bem com as suas emoções, ou seja, controlar impulsos sentimentais para que eles não atrapalhem no trabalho. Alguns exemplos são a gestão da raiva e do estresse, que precisam ser mantidos sob controle em algumas situações.

5 – Proatividade

O trabalho integrado e em equipe tem sido cada vez mais valorizado, o que significa que o mercado de trabalho precisa, mais do que nunca, de colaboradores que conseguem pensar no todo e se prontificar para ajudar quando necessário. Contudo, tome cuidado para não comprometer suas responsabilidades ao se disponibilizar para dar suporte ao restante da equipe.

6 – Organização

Ser organizado é o tipo de características que traz muitos benefícios à sua carreira em diversos aspectos diferentes. Por exemplo, a organização te ajuda a cumprir prazos, não esquecer de nada importante, lidar bem com imprevistos e também planejar a sua própria carreira com muito cuidado e atenção.

É por isso que o mercado de trabalho atual conta com recrutadores sempre em busca de profissionais organizados, que se comprometem com suas demandas e sabem como gerir acontecimentos adversos. 

Como se destacar em meio à concorrência?

As soft skills que acabamos de mencionar são ótimas maneiras de chamar a atenção. Todavia, também existem outras áreas de desenvolvimento que precisam estar no seu radar para que sua carreira possa deslanchar. Você sabe quais são elas?

1 – Ter uma boa rede de contatos

Quando você mantém um bom relacionamento com pessoas da sua área, e se dedica para ter trocas verdadeiras e valiosas com outros profissionais, você consegue fazer um bom networking. Isso aumenta a sua visibilidade e reconhecimento no mercado, te faz ter acesso a mais oportunidades e até mesmo abre portas para oportunidades de trabalho.

Além disso, muitas empresas entendem que o colaborador bem conectado é muito importante para a companhia, já que seus colegas podem se tornar futuros clientes, fornecedores e pessoas para agregar no negócio.

2 – Sair da sua zona de conforto

Quando você se permite olhar para os lados e identificar novas oportunidades de aprendizado, fora da sua zona de conforto, você consegue entrar em contato com o novo e, consequentemente, crescer. Lidar com a novidade e o desconhecido ajudam a te tornar um profissional ainda mais completo, que consegue se destacar por meio do exercício de novas habilidades.

Sendo assim, mantenha o foco nos seus objetivos de carreira, mas não deixe boas oportunidades inesperadas passarem, e também esteja aberto às possibilidades que podem aparecer no meio do caminho.

3 – Ter conhecimento sobre o mundo

Ser bem informado e ter conhecimento sobre vários assuntos tem se tornado, cada vez mais, uma espécie de pré-requisito para se posicionar no mercado de trabalho. Isso ocorre por diversos motivos, sendo que alguns deles são o aumento das conexões entre diversas áreas, a tecnologia e a globalização, que integraram assuntos que antes eram opostos, forçando profissionais a entenderem um pouco mais sobre tudo.

Além disso, uma pessoa bem informada consegue “pensar fora da caixa”, trazer ideias e soluções de outros campos, adicionar senso crítico ao trabalho e ajudar a manter a empresa a par das discussões atuais, passando por questões da política, economia, tecnologia, cultura, sustentabilidade, entre outras. 

4 – Ser um profissional atualizado

O tópico anterior já apontou para a velocidade como tudo tem mudado no mercado, certo? Isso também significa que há uma demanda por colaboradores que são atualizados, sabem o que está acontecendo em suas áreas, acompanham as discussões recentes e se esforçam para não ficar para trás.

O que significa participar de eventos, comparecer a palestras, saber que páginas e perfis acompanhar nas redes sociais e internet no geral, realizar cursos e investir em projetos acadêmicos, como uma pós-graduação.

Com uma pós, você consegue se especializar em um assunto específico, se aprofundar na sua área e ainda ter acesso a todas as novidades do momento, garantindo que seu currículo vai chamar a atenção em qualquer processo seletivo.

Como a pós-graduação contribui para você se manter no mercado de trabalho?

Para falar um pouco mais sobre as vantagens de ser um profissional pós-graduado, que tal entender exatamente o que é a pós, suas modalidades e objetivos? Os cursos de pós-graduação fazem parte do Ensino Superior, sendo a “última etapa” do sistema educacional, e compõem a lista de “o que mercado de trabalho procura” em candidatos.

Tipos de pós-graduação

Eles podem ser realizados após a conclusão de uma graduação, seja ela um bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo, como uma maneira de aprofundar seus conhecimentos e continuar seus estudos. Para isso, você pode escolher entre uma pós lato sensu, que é dividida em MBAs e Especializações, e uma pós stricto sensu, com cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, que são voltados para quem quer seguir carreira acadêmica.

Para conseguir destaque no mercado de trabalho, o ideal é focar nas opções lato sensu, ou seja, em uma especialização ou MBA. Mas você sabe exatamente o que eles são e as diferenças entre um e outro?

Lato sensu: MBA ou Especialização?

Os cursos do chamado “em sentido amplo”, que é a tradução do latim lato sensu, têm como principal objetivo formar profissionais altamente capacitados para as demandas do mercado de trabalho. Porém, eles possuem focos diferentes entre as duas opções disponíveis.

As especializações são cursos que transformam seus alunos em profissionais especialistas em um assunto específico. Por exemplo, um profissional de psicologia pode fazer uma especialização em várias subáreas do seu campo, realizando uma imersão no tema para que ele possa atuar de maneira direcionada após um período de forte preparação. Algumas opções são os cursos de Neuropsicologia, Psicologia Organizacional ou Psicologia Clínica.

Ao concluir o curso, o profissional receberá o título de especialista e terá obtido o conhecimento necessário, entre teoria e prática, para trabalhar de forma específica, aos poucos definindo o futuro da sua carreira.

Por outro lado, por mais que um MBA também forme profissionais especialistas, ele possui um foco diferenciado. Sigla para Master in Business Administration, ou Mestre em Negócios e Administração, na tradução para o português, esse curso é focado para as áreas de administração, gestão e negócios, e é indicado para quem busca um futuro profissional com posições de gestão, liderança ou até mesmo no empreendedorismo.

Por que a pós-graduação é um diferencial?

O mercado de trabalho nos dias de hoje está extremamente competitivo, em um momento em que muitos profissionais qualificados estão em busca de empregos. Isso significa que, com o aumento da demanda por posições limitadas, também aumentam os pré-requisitos e as exigências das empresas, que precisam fazer uma triagem ainda mais detalhada dos candidatos em seus processos seletivos.

Com esse contexto, já deu para entender a importância da pós-graduação, certo? Para se manter no mercado de trabalho, você precisa se diferenciar e provar que é um profissional altamente competente, atualizado, comprometido com a sua carreira e que não tem medo de novos desafios.

Isso tudo fica claro para recrutadores quando eles encontram uma pós-graduação no currículo, provando que você pode ser uma excelente adição à equipe da companhia em questão. Afinal, você é oficialmente um especialista, título que reflete hard skills e soft skills muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

Como fazer uma especialização?

Hoje em dia, atingir esse grande marco na sua vida profissional está ainda mais possível. Com as opções de pós-graduação a distância, que são oferecidas por nossas instituições, você pode estudar onde e quando quiser.

Essa flexibilidade beneficia alunos que têm rotinas mais complexas e imprevisíveis e faz com que o sonho da especialização, que pode ser o seu passaporte para uma promoção e um aumento de salário, fique mais próximo de se tornar realidade.

Isso porque nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) concentra tudo o que você precisa para impulsionar a sua carreira, desde videoaulas até o contato com tutores, passando por conteúdos extras e uma biblioteca virtual.

O conteúdo programático é desenvolvido por um corpo docente altamente capacitado, que garante a mesma qualidade e preocupação com a experiência de cursos presenciais, com o diferencial de ainda poder concluir a pós em 6 ou 10 meses.

As opções EAD são a peça que faltava no seu quebra-cabeças para garantir uma presença competitiva na sua área. Então, como agora você já tirou todas as suas dúvidas sobre o que é mercado de trabalho, e entendeu o papel que as pós-graduações desempenham nessa dinâmica, o que está esperando para se inscrever em um curso de especialização? Dê esse passo e fique mais próximo de atingir seus objetivos profissionais!

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